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Juventude em discurso nas políticas públicas

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Juventude em discurso nas políticas públicas

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Título Juventude em discurso nas políticas públicas
Autor Frezza, Marcia
Orientador Maraschin, Cleci
Co-orientador Santos, Nair Iracema Silveira dos
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
Assunto Adolescente
Políticas públicas
Trabalho
Vulnerabilidade
[en] Government policies
[en] Volunteering
[en] Vulnerability
[en] Work
[en] Young people
Resumo A presente pesquisa teve como questão norteadora a problematização da emergência dos jovens como objeto de investimento de políticas públicas. O trabalho de dissertação se inscreveu no campo de pesquisa em Psicologia Social. Tomou-se como referência teórico-metodológica conceitos e propostas de análise de Michel Foucault. Adicionalmente, foram consultadas obras de autores tais como Dreyfus, Rabinow, Castel e Bauman, e artigos de autores como Sposito, Castro, Rojas e Abramovay. Analisaram-se documentos de dois projetos de políticas públicas de juventude — um no Brasil, o Consórcio Social da Juventude, e outro na Inglaterra, o Northamptonshire Millennium Volunteers — que propõem ações nos campos da educação e/ou da formação profissional. Para a análise, considerou-se o contexto das políticas públicas de juventude nos dois países. Foi possível, ainda, dialogar com alguns gestores e executores dos dois projetos. Deste modo, buscouse visibilizar os enunciados e discursos sobre juventude que operam nos projetos de políticas públicas, além de destacar os modos de ser jovem que se constituem como emergências possíveis nos projetos analisados. A partir dos elementos elencados dos enunciados, definiram-se três eixos principais de análise: juventude voluntária, juventude vulnerável e juventude trabalhadora. A problematização desenvolvida permitiu falar de relações e de processos mais coletivos que destacam os modos como, na contemporaneidade, se constroem determinadas universalidades de juventudes.
Abstract The present dissertation had as research question the problematization of the emergence of young people as object of investment of government policies. This work is inserted in the field of research in Social Psychology. We adopted as theoretical and methodological reference concepts and analysis proposed by Michel Foucault. Additionally, concepts developed by Dreyfus, Rabinow, Castel, Bauman, Sposito, Castro, Rojas, Abramovay, among others, were proficuous for the analysis. We analysed documents of two projects of government policies designed for young people — one in Brazil, the Consórcio Social da Juventude, and another in England, the Northamptonshire Millennium Volunteers — that planned actions in the fields of education and/or professional training. For the analysis, we considered the context of government policies for young people in both countries. It was possible to establish contacts with some professionals who worked in the projects, which contributed for the research work and analysis. We examined the statements and discourses on young people that operate in the government policies. We sought to highlight the ways of being that emerged as possibilities for the young people who took part in the projects. Based on the elements culled from the statements, we defined three main axes for the process of analysis: volunteering youth, vulnerable youth and working youth. The developed problematization made it possible to speak of more collective processes and relations that highlight the ways how some youth generalities are constructed in the contemporaneity.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/14914
Arquivos Descrição Formato
000672742.pdf (667.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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