Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBeck, Dinah Quesadapt_BR
dc.contributor.authorFelipe, Janept_BR
dc.date.accessioned2016-10-26T02:19:44Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1518-4919pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149258pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como primordial foco de estudos a produção das identidades de gênero femininas infantis escolarizadas marcadas pelo processo de pedofilização como prática social contemporânea. O estudo empreendido buscou responder a seguinte questão: de que forma as práticas de uniformização escolar infantil interferem no modo como as meninas investem, em seus corpos, padrões estéticos e corporais de embelezamento e consumo tão difundidos em nossa sociedade e propagados pela escola na constituição de suas identidades de gênero? Tendo como referenciais teórico-metodológicos os Estudos de Gênero e os Estudos Culturais em Educação, o estudo suscitou a compreensão de que as práticas de composição em torno dos uniformes escolares infantis, glamourosamente produzidas pela escola e propagadas pelas crianças estabelecem uma consistente relação entre consumo e embelezamento dos corpos. Em tal prática escolar foi possível também perceber a demarcação de discursos e representações sociais e culturais contemporâneos da importância do maciço investimento, desde a infância, nos corpos, na imagem e na aparência, reforçando a adesão das meninas na produção/composição de suas identidades de gênero muitas vezes erotizadas.pt_BR
dc.description.abstractThis article has the primary focus of studies the production of gender identities female children educated marked by pedofilização as contemporary social practice process. The study undertaken aimed at answering the following question: how the practices of infant school uniform interfere in how girls invest in their bodies, and body aesthetic beautification and consumption patterns so pervasive in our society and propagated by the school in constitution of their gender identities? With theoretical and methodological references Gender Studies and Cultural Studies in Education, the study raised the understanding that the practice of composition around the children's school uniforms, glamorously produced and propagated by the school children establish a consistent relationship between consumption and beautification of the bodies. In such a school practice was also possible to realize the demarcation of discourses and contemporary social and cultural representations of the importance of massive investment, since childhood, the bodies, the image and appearance, reinforcing adherence Girls in production / composition of their identities genre often eroticized.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTextura : revista de letras e história. Vol. 16, n. 32 (set./dez. 2014), p. 169-186pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectSchool uniformsen
dc.subjectChildhood genderen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectUniforme escolarpt_BR
dc.titleGênero e uniformes escolares : a produção de corpos espetáculo na infânciapt_BR
dc.title.alternativeGender and school uniforms : production show bodies in childhooden
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001003985pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples