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dc.contributor.authorGrando, Alessandra Mariapt_BR
dc.contributor.authorBulgarelli, Patricia Távorapt_BR
dc.contributor.authorMestriner, Soraya Fernandespt_BR
dc.contributor.authorBulgarelli, Alexandre Fáveropt_BR
dc.date.accessioned2016-11-02T02:15:42Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2178-7085pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149407pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou observar a efetividade e a aplicabilidade da ferramenta digital Moodle no ensino da Odontogeriatria. Alunos da Faculdade de Odontologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foram os pioneiros, nesta disciplina, na utilização desta plataforma on-line de ensino à distância. A partir da perspectiva construcionista social e a utilização de dois grupos focais para coleta de dados, conseguimos analisar as percepções dos alunos que utilizaram a referida ferramenta no processo de aprendizagem, a relação que o aluno tem com essa perspectiva de ensino, a estrutura da plataforma construída para a disciplina na perspectiva do aluno e levantar as potencialidades e as fraquezas do referido instrumento. Tal fato leva a melhorias na construção de futuras ferramentas digitais de ensino a distância/EaD bem como a continuidade da utilização dessa ferramenta efetiva.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to observe the effectiveness and applicability of Moodle digital tool in the teaching of Geriatric Dentistry. Students of the seventh semester, School of Dentistry, Federal University of Rio Grande do Sul, were the pioneers in this discipline, to use this online platform of distance learning. From the social constructionism perspective and the use of two focus group to collect data, we can analyze the perceptions of students making use of this tool in the learning process, the relationship that the student has with the teaching perspective, the platform structure built for the course in the student's perspective and raise the potential and weaknesses of the instrument. This fact leads to improvements in the construction of future digital platforms of distance learning as well as the continuing use of this effective tool.en
dc.description.abstractEste estudio tuvo como objetivo observar la eficacia y aplicabilidad de la herramienta digital de Moodle en la enseñanza de la Odontología Geriátrica. Los estudiantes de la Facultad de Odontología de la Universidad Federal de Río Grande do Sul, fueron los pioneros en esta disciplina, en el uso de la plataforma en línea de aprendizaje a distancia. Desde la perspectiva del construccionismo social y el uso de dos grupos focales para recopilar datos, podemos analizar las percepciones de los estudiantes que hacen uso de esta herramienta en el proceso de aprendizaje, la relación que el estudiante tiene con la perspectiva de la enseñanza, la estructura de la plataforma en la perspectiva del estudiante y aumentar el potencial y las debilidades de este instrumento. Este mejora la construcción de las futuras plataformas digitales de aprendizaje a distancia, así como la continuación del uso de esta herramienta eficaz.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSaúde & transformação social. Florianópolis. Vol. 7, n. 2 (2016), p. 41-50pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeriatric dentistryen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectDistance learningen
dc.subjectDigital toolen
dc.subjectFocus groupen
dc.subjectOdontología geriátricaes
dc.subjectEl aprendizaje a distanciaes
dc.subjectHerramienta digitales
dc.subjectGrupos focaleses
dc.titlePercebendo uma ferramenta de ensino a distância na formação em saúde em uma faculdade de odontologia do sul Brasilpt_BR
dc.title.alternativePerceiving a distance-learning tool in health formation at a college of dentistry of southern Brazil en
dc.title.alternativePercibiendo una herramienta a distancia en la capitación en salud en un curso de odontología de sur de Brasil es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000996063pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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