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Estruturas emergentes do sistema da arte : instituições culturais bancárias, produtores e curadores

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Estruturas emergentes do sistema da arte : instituições culturais bancárias, produtores e curadores

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Título Estruturas emergentes do sistema da arte : instituições culturais bancárias, produtores e curadores
Autor Rosa, Nei Vargas da
Orientador Garcia, Maria Amelia Bulhoes
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Assunto Arte : Cultura
Centro cultural banco do Brasil
Instituições culturais
Instituições culturais bancárias
Plataformas culturais
Produtores culturais : Curadores
[en] Cultural platforms
[en] Curators
[en] Producers
Resumo O trabalho evidencia um novo modelo de gestão e funcionamento do sistema da arte no Brasil, considerando a emergência de dois novos atores e de um tipo específico de instituição cultural a partir dos anos oitenta. Nesse sentido, analisa as atuações de curadores, produtores e plataformas culturais articuladas a corporações bancárias no destino de artistas e obras no contexto da história da arte na contemporaneidade. Para tanto, focaliza a atuação do Itaú Cultural, em São Paulo, e do Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro, no período de 2000 a 2005, da qual são selecionados para entrevista um grupo de curadores, produtores culturais e artistas, além dos gestores das instituições. O objetivo do estudo é mostrar como o regime de eventos passou a vigorar no sistema, influenciado pela ação do Estado e das infra-estruturas emergentes, responsáveis pela circulação e visibilidade da produção artística.
Abstract The current paper highlights a new management and functioning model for the art system in Brazil, considering the emergence of two new agents and a specific type of cultural institution which appeared in the 1980´s. Thus, it analyses the work of curators, producers and also cultural platforms related to bank corporations in the career of artists and their works in the context of contemporary history of art. In order to reach that goal, it focuses on the work of Itaú Cultural in São Paulo and Centro Cultural Banco do Brasil in Rio de Janeiro from the year 2000 to 2005. It was selected a group of curators, producers, artists and managers of the institutions to take part in the interviews. The aim of the study is to show how a policy of events started to exist in the system, influenced by the action of the estate and the emerging infrastructure, which are responsible for the visibility and circulation of artistic production.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/14945
Arquivos Descrição Formato
000672616.pdf (803.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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