Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Rosimeri Aquino dapt_BR
dc.contributor.authorSoares, Adriana da Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2016-11-10T02:19:46Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149537pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo compreender como as representações sobre os alunos presentes no cotidiano escolar, expressadas pelos professores, estão ligadas a um processo de rotulação. Esse estudo foi realizado levando em consideração um contexto escolar específico e as suas relações sociais, no qual o comportamento dos alunos, enquanto turma, é rotulado entre boa turma e má turma. Busca-se analisar como esse rótulo pode influenciar na relação professor-aluno. E, a partir dessa perspectiva, se é possível escapar desses rótulos através de outras representações, percebendo e enxergando a turma para além do rótulo que lhe é atribuído. A pesquisa se fundamenta teoricamente em estudos contemporâneos do campo educacional, assim como na Sociologia de Howard Becker acerca do desvio e das identidades que investigam as relações entre alunos e escola.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to understand how representations of students in everyday school life, expressed by teachers, are linked to a labeling process. This study was performed taking into account a particular school context and their social relations in which the behavior of students while class is labeled between good class and bad class. And it seeks to analyze how this label might influence the teacher-student relationship. And from this perspective it is possible to escape these labels through other representations, realizing and seeing the class beyond the label assigned to it. The research is theoretically based on contemporary studies of the educational field, as well as in Howard Becker of Sociology about the deviation and identities investigating the relationships between students and school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStudenten
dc.subjectBecker, Howard Saul, 1928-pt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectRelação aluno-professorpt_BR
dc.subjectTeachersen
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectLabelen
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleDa relação professor-aluno : a má turma e a boa turmapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001005689pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples