Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoreira, Marco Antoniopt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2016-11-15T02:14:47Zpt_BR
dc.date.issued1991pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149616pt_BR
dc.description.abstractDescreve-se um estudo feito, durante um ano e meio, no Instituto de Educação General Flores da Cunha - Escola Estadual de 12. e 22. graus (e formadora de professores para as séries iniciais) -de Porto Alegre, com o objetivo de analisar o papel da Física na formação de professores para as séries iniciais do 12. grau. Após situar a disciplina de Física no currículo do 22. grau Magistério, do ponto de vista da legislação, faz-se a caracterização da escola-caso e um breve histórico de como essa disciplina foi abordada ao longo dos anos nessa Escola. A experiência pessoal da pesquisadora durante um ano (22. sem. de 1989 e 12. sem. de 1990) com o ti-po de ensino de Física praticado pela Escola, aliada aos resultados de entrevistas realizadas com as professoras das séries iniciais em serviço na Escola ( 12. sem. de1990) subsidiaram uma mudança de enfoque para a Física no 22. grau Magistério: uma nova estratégia de ensino, de natureza construtivista, enfatizando apenas a aprendizagem significativa de conceitos relevantes para o ensino de Ciências nas séries iniciais, foi implementada no 22. semestre de 1990. Os efeitos do uso dessa estratégia, avaliados através de testes de conhecimento, escala de atitudes e entrevistas, foram amplamente satisfatórios e conduziram a uma proposta para o ensino da Física no 22. grau Magistério que lhe dá especificidade e, provavelmente, contribui também para a formação pedagógica dos futuros docentes.pt_BR
dc.description.abstractA one-and-a-half-year study carried out at Instituto de Educação General Flores da Cunha is described. Instituto de Educação is a public schoollocated in Porto Alegre, which offers primary and secondary education and prepares elementary school teachers. The aim of the study was to analyse the role of physics in the curriculum of the elemantary school teacher preparation course in this school. Initially, the role of physics in the curriculum of this kind of course was examined from a legal point of view. Then, the study focused on the role of physics in the curriculum implemented in this particular school and on how physics has been taught over the years. The researcher's one-year personal experience (second semester of 1989 and first semester of 1990) with this kind of teaching and the results of interviews carried out (first semester of 1990) with in-service elementary school teachers provided ba.ckground for a change in the teaching of physics at the prepatation course: a new instructional strategy was implemented in the second semester of 1990 . This strategy is constructivist and emphasizes the meaningfullearning of physical concepts specifically relevant for science teaching at elementary school levei. The effects of this strategy, evaluated through quizzes, attitude scales and interviews, were fully satisfactory and lead to a proposal for the teaching of physics in the preparation of elementary school teachers. This pr()posal assigns specificity to the teaching of physics in such a way that it is likely to contribute to the pedagogical training of the prospective teachers as well.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.titleFísica na formação de professores para as séries iniciais: um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000055589pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1991pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples