Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMoreira, Bruna Ruschelpt_BR
dc.contributor.authorBernardes, Mauricio Moreira e Silvapt_BR
dc.date.accessioned2016-11-25T02:29:27Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1984-2988pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149882pt_BR
dc.description.abstractCom o objetivo de reposicionar a atividade do design em um âmbito mais estratégico, realizou-se uma pesquisa aplicada com cinco empresas brasileiras de grande porte, atuantes nos segmentos de pintura; produtos de limpeza doméstica; potes plásticos; calçados femininos; e brinquedos. No entanto, ao longo dessa atividade, foram encontrados diferentes desafi os, que difi cultaram o posicionamento estratégico da atividade do design. Nesse sentido, o presente artigo tem como foco descrever tais difi culdades, que foram agrupadas em seis pilares: Comunicação, Conhecimento, Processos, Projetos, Recursos Humanos e Estratégia. Esses dados foram extraídos através da realização de Estudos de Casos e da Pesquisa Ação, ocorridos entre setembro de 2012 e outubro de 2014. A pesquisa permitiu concluir que, antes de reposicionar a atividade do design dentro das empresas, faz-se necessário conhecer o contexto das mesmas, para se compreender os desafi os intrínsecos a cada uma delas e como eles impactam a atividade do design dentro das companhias.pt_BR
dc.description.abstractIn order to reposition the design activity in a strategic level, an applied research was carried out with fi ve Brazilian companies. However, throughout this activity, diff erent challenges that hindered the strategic positioning of the design activity were found. In this sense, this article focuses on describing such diffi culties, which was grouped in six categories: Communication, Knowledge, Processes, Projects, Human Resources, and Strategy. These data were extracted from case studies and an action research that was developed between September 2012 and October 2014. At the end, it became clear that, before repositioning the activity of design within the companies, it is necessary to know their context in order to understand the challenges they face and how they impact the design activity within the companies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofStrategic design research journal. São Leopoldo, Unisinos. Vol. 7, n. 3 (set./dez. 2014), p. 110-122pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesignen
dc.subjectDesign estratégicopt_BR
dc.subjectRepositioningen
dc.subjectGestão do designpt_BR
dc.subjectCompaniesen
dc.subjectChallengesen
dc.titleDificuldades para o posicionamento estratégico da atividade do design em empresas brasileiras de grande portept_BR
dc.title.alternativeThe challenges of strategic positioning of the design activity in Brazilians industries en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000990612pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples