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dc.contributor.advisorCastilhos, Laura Gomes dept_BR
dc.contributor.authorSantos, Estelapt_BR
dc.date.accessioned2017-01-17T02:19:35Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/150868pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata das relações entre audiovisual e educação, no contexto do ensino básico de Artes Visuais. Ao considerar a experiência pessoal como ponto de partida para a investigação, apresento neste trabalho relatos de minhas vivências acompanhados de reflexões, dados históricos e estudos teóricos. Estas vivências contém as investigações e experiências obtidas durante o estágio obrigatório no curso de Licenciatura em Artes Visuais, mescladas com acontecimentos escolares enquanto aluna do ensino básico, buscas por profissionalização, processos de aprendizagem acadêmica e proposição de projetos no ensino não regular. Ao considerar a presença massiva do audiovisual no cotidiano dos jovens – e de todos nós - pretendo pensar acerca da relevância do estudo da linguagem audiovisual, e de como o ensino em artes pode transformar as relações com o vídeo, em elementos disparadores de experiências. Ainda que o cinema esteja presente na sala de aula como instrumento de aprendizagem para diversas matérias (por meio da exibição) a entrada do audiovisual na escola como objeto de estudo, e não como audiovisual instrumental, ainda é escassa e se dá, em grande parte, por meio de projetos. Devido à intrínseca relação entre cinema e arte, a disciplina de Arte representa uma promissora via de acesso para o audiovisual como componente curricular no ensino básico. Dentro da perspectiva da cultura visual, o estudo da linguagem audiovisual em relação com outras linguagens artísticas, representa um potente disparador para a criação, para o desenvolvimento da criticidade e para se pensar o ensino em Arte. O (aparentemente) simples ato de se colocar no lugar de quem produz vídeos, transitando do papel de expectadores ao papel de produtores audiovisuais, promove significativas mudanças nas relações de ensino/aprendizagem, envolve amplamente a comunidade escolar, extrapola conceitos modernos de – ensino em - arte (ainda bastante presentes nas instituições de ensino) e coloca em cheque posturas e concepções pedagógicas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de artespt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.titleA primeira vez que peguei uma câmera na mão : inserção do audiovisual no ensino de Artespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001009746pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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