A primeira vez que peguei uma câmera na mão : inserção do audiovisual no ensino de Artes
dc.contributor.advisor | Castilhos, Laura Gomes de | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Estela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-17T02:19:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/150868 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata das relações entre audiovisual e educação, no contexto do ensino básico de Artes Visuais. Ao considerar a experiência pessoal como ponto de partida para a investigação, apresento neste trabalho relatos de minhas vivências acompanhados de reflexões, dados históricos e estudos teóricos. Estas vivências contém as investigações e experiências obtidas durante o estágio obrigatório no curso de Licenciatura em Artes Visuais, mescladas com acontecimentos escolares enquanto aluna do ensino básico, buscas por profissionalização, processos de aprendizagem acadêmica e proposição de projetos no ensino não regular. Ao considerar a presença massiva do audiovisual no cotidiano dos jovens – e de todos nós - pretendo pensar acerca da relevância do estudo da linguagem audiovisual, e de como o ensino em artes pode transformar as relações com o vídeo, em elementos disparadores de experiências. Ainda que o cinema esteja presente na sala de aula como instrumento de aprendizagem para diversas matérias (por meio da exibição) a entrada do audiovisual na escola como objeto de estudo, e não como audiovisual instrumental, ainda é escassa e se dá, em grande parte, por meio de projetos. Devido à intrínseca relação entre cinema e arte, a disciplina de Arte representa uma promissora via de acesso para o audiovisual como componente curricular no ensino básico. Dentro da perspectiva da cultura visual, o estudo da linguagem audiovisual em relação com outras linguagens artísticas, representa um potente disparador para a criação, para o desenvolvimento da criticidade e para se pensar o ensino em Arte. O (aparentemente) simples ato de se colocar no lugar de quem produz vídeos, transitando do papel de expectadores ao papel de produtores audiovisuais, promove significativas mudanças nas relações de ensino/aprendizagem, envolve amplamente a comunidade escolar, extrapola conceitos modernos de – ensino em - arte (ainda bastante presentes nas instituições de ensino) e coloca em cheque posturas e concepções pedagógicas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de artes | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual | pt_BR |
dc.title | A primeira vez que peguei uma câmera na mão : inserção do audiovisual no ensino de Artes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001009746 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Artes Visuais: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Artes Visuais (631)