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dc.contributor.advisorVieira, Marcelo Milano Falcãopt_BR
dc.contributor.authorVerruck, Adriana Barrospt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:15:37Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/1512pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata da identificação e da análise dos fatores que, na percepção dos proprietários, contribuíram para a mortalidade das empresas em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no período de 1995 a 1997. Sob a ótica do conceito de ciclo de vida organízacional, das características da morte e declínío organízacionais e dos fatores ambientais, foi realizada uma pesquisa com cento e trinta e uma empresas extintas naquele período. Os fatores ambientais foram subdivididos em internos e externos, com vistas a identificar, por meio dos indicadores, o perfil das empresas e dos empresários e as características externas da empresa, como mercado, clientes, carga tributária e outras. A partir de uma amostra inicial de mil e duzentas empresas abertas naquele período, sendo quatrocentas por ano, obteve-se, após uma busca para identificar, dentre elas, as que encerraram suas atividades, um total de cento e trinta e uma empresas, que efetivamente participaram da pesquisa, preenchendo um questionário, aplicado por estagiários de um centro de pesquisas de uma universidade local. A pesquisa caracteriza-se como seccional com perspectiva longitudinal, sendo a análise de dados predominantemente quantitativa. Os resultados evidenciaram que problemas financeiros, seguidos de falta de clientes e questões de ordem societária, foram as principais causas de morte das empresas pesquisadas e, ainda, que a elevada carga tributária, seguida de falta de capital de giro, e a recessão econômica foram as principais dificuldades encontradas na condução das suas atividades. Finalmente, com base nos resultados da pesquisa, foi indicado um conjunto de recomendações que visam a reduzir o nível de mortalidade das pequenas empresas no Brasil.pt
dc.description.abstractThis work concerns to the identification and analysis of the factors that, in small companies owner's perception, contributed for the enterprises mortality in Campo Grande - Mato Grosso do Sul, in the period frorm 1995 to 1997. Based on the organizationallife cycle concept, decline and death characteristics and environmental factors, it was developed a research with a hundred and thirty one enterprises that died in that period. The environmental factors were subdivided in internai and externai, to characterize, through indicators, the enterprises and owners, as well as enterprises externai idiosyncrasy, such as market, consumers, tributary duty and others. From an initial sample of one thousand and four hundred opened enterprises in that period, with an opening rate o f four hundred companies per year, it was determined a group of one hundred and thirty companies which no longer operate. This research was developed through the appliance of a questionnaire to this specific group of companies by students from a local University. The research is characterized as sectional with a longitudinal perspective, which data analysis is mainly quantitative. The results show that financiai problem, followed by lack of customers and partnership issues were the main sampled companies death causes. Other results show that the main troubles identified to run business were high tributary duties, lack of working capital, financiai problems and the depressed economy. Finally, based on the research results, a group of recommendations was assigned in order to avoid the mortality levei of small companies in Brazil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmpresa : Extinçãopt_BR
dc.titleAnálise dos fatores que, na percepção dos proprietários, contribuíram para mortalidade das empresas em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no período de 1995 a 1997pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000300517pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localCampo Grande, BR-MSpt_BR
dc.degree.date2001pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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