Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Vanessa Souzapt_BR
dc.contributor.authorZibetti, Eliopt_BR
dc.date.accessioned2017-02-11T02:25:14Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151539pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é o resultado do projeto de Intervenção que foi realizado em uma escola estadual de Santana do Livramento, no período de novembro de 2014 a junho de 2015. Para desenvolver o projeto, que teve como foco a Indisciplina em sala de aula, foram utilizados os princípios da Gestão Democrática propostos pelo curso, com o objetivo de mobilizar, sensibilizar toda a comunidade escolar a fim de desenvolver um ambiente pedagógico e de convívio amigável, no sentido de se alcançar um processo de Ensino Aprendizagem positivo, producente, gerador de solidariedade. Entre os autores que inspiraram e fundamentaram a análise destacamos Cury, 2005; Franco, 2005; Aquino, 1996; Gadotti, 1994; Vasconcellos, 1995; e REGO, 1996. Procurando desenvolver uma cultura de participação e envolvimento, foi utilizada a metodologia da pesquisaação- reflexão buscando promover uma mudança no contexto escolar, proporcionando uma compreensão da realidade vivenciada e adotando medidas coletivas para sua transformação. Com continuidade as ações propostas, (reuniões com os segmentos, assembleias de alunos, formação continuada para professores e funcionários) se espera superar os obstáculos, aumentando a participação dos pais ou responsáveis; provocando mudança de comportamento de professores, alunos e melhoria nas relações de aprendizagem, na qual cada um, com respeito às diferenças, possa valorizar a escola, sentir-se parte integrante deste espaço e se conscientizar da importância em proporcionar um ambiente favorável em sala de aula para que o direito a educação seja efetivado e para que a aprendizagem ocorra.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleA indisciplina na sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001009598pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples