A indisciplina na sala de aula
dc.contributor.advisor | Pereira, Vanessa Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Zibetti, Elio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-11T02:25:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151539 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é o resultado do projeto de Intervenção que foi realizado em uma escola estadual de Santana do Livramento, no período de novembro de 2014 a junho de 2015. Para desenvolver o projeto, que teve como foco a Indisciplina em sala de aula, foram utilizados os princípios da Gestão Democrática propostos pelo curso, com o objetivo de mobilizar, sensibilizar toda a comunidade escolar a fim de desenvolver um ambiente pedagógico e de convívio amigável, no sentido de se alcançar um processo de Ensino Aprendizagem positivo, producente, gerador de solidariedade. Entre os autores que inspiraram e fundamentaram a análise destacamos Cury, 2005; Franco, 2005; Aquino, 1996; Gadotti, 1994; Vasconcellos, 1995; e REGO, 1996. Procurando desenvolver uma cultura de participação e envolvimento, foi utilizada a metodologia da pesquisaação- reflexão buscando promover uma mudança no contexto escolar, proporcionando uma compreensão da realidade vivenciada e adotando medidas coletivas para sua transformação. Com continuidade as ações propostas, (reuniões com os segmentos, assembleias de alunos, formação continuada para professores e funcionários) se espera superar os obstáculos, aumentando a participação dos pais ou responsáveis; provocando mudança de comportamento de professores, alunos e melhoria nas relações de aprendizagem, na qual cada um, com respeito às diferenças, possa valorizar a escola, sentir-se parte integrante deste espaço e se conscientizar da importância em proporcionar um ambiente favorável em sala de aula para que o direito a educação seja efetivado e para que a aprendizagem ocorra. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | A indisciplina na sala de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001009598 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)