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dc.contributor.advisorAmaral, Márcio de Freitas dopt_BR
dc.contributor.authorSoares, Vanice Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2017-02-11T02:25:15Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151540pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetiva analisar a avaliação de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, realizando entrevistas como instrumento complementar de coleta de dados. A pesquisa propõe um cruzamento entre os principais fatores do processo de inclusão de alunos com necessidades especiais apontados pela legislação de amparo e das contribuições de autores como Freitas (2014), Tripp (2005) e Veiga (1995) e as práticas pedagógicas e adequações curriculares que acontecem em sala de aula a partir da experiência de duas professoras. Assim, participaram desta pesquisa como sujeitos a professora regente de uma turma do segundo ano do ensino fundamental, a professora da sala de recursos e alunos de inclusão. Constatou-se que as professoras reconhecem as particularidades e necessidades dos alunos com necessidades especiais e que estabelecem, de acordo com as dificuldades, estratégias de avaliação. Relatam utilizar em sala de aula estratégias de ensino diferenciadas, levando em conta as limitações dos alunos e observando seu desenvolvimento. Os resultados indicam a importância de aprofundar temas referente à inclusão e práticas pedagógicas da educação especial, buscando envolver profissionais especializados que auxiliem a construir estratégias que promovam uma aprendizagem significativa, segundo as características de cada aluno.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleDo projeto para a prática : como acontece a avaliação de um aluno com necessidades especiais?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001001752pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


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