Planejamento no ambiente escolar
dc.contributor.advisor | Virginio, Alexandre Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Nicolau, Adriane | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-11T02:26:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151583 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, apresenta-se um estudo sobre a compreensão dos professores de Educação Infantil acerca do planejamento no ambiente escolar. Tomou-se como base para o desenvolvimento a realização das atividades desenvolvidas na escola, comparando o teórico e o prático referentes à mesma. Para tanto, buscou-se identificar e analisar os motivos que tem relevância para realização do planejamento diário, o que os professores entendem e quais os benefícios para à realização do mesmo. Verificaram-se as condições da elaboração e sua importância para a superação das adversidades. O objetivo principal foi de criar táticas que permitissem às educadoras exercem suas atividades, ampliando e diversificando o planejamento diário em prático e teórico, estimulando a participação na realização e aplicação, de modo a conhecer e realizar o trabalho didático em sala de aula. As informações coletadas foram obtidas através de entrevistas realizadas com os professores da escola de Educação Infantil, num total de dez entrevistas posteriormente analisadas à luz do referencial teórico disponível, sendo os principais autores abordados Gandin (1994; 1995), Vasconcellos (2006), Padilha (2001), Moran (2007) e Libâneo (1992; 1994; 2005). A pesquisa é de corte qualitativo, no qual se utilizaram os métodos exploratório e descritivo, tendo como público alvo os professores de Educação Infantil do município de Pouso Novo, RS. Com esta pesquisa, verificou-se que os professores acreditam ser de suma importância à elaboração do planejamento diário, porém tem dificuldades de colocar tudo o que planejam em prática, percebendo diferenças no desenvolvimento da aula quando esta é planejada previamente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Planejamento no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001009039 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)