Implementação do projeto político pedagógico (PPP) de forma participativa : desenvolvendo práticas de gestão democrática
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Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho refere-se a um estudo sobre a participação da comunidade escolar na construção e aplicação do Projeto Político Pedagógico (PPP) em duas escolas da rede municipal de Educação Infantil da cidade de Sant’Ana do Livramento. O objetivo central foi analisar como ocorre o processo de construção coletiva do PPP, tendo no gestor um mediador para promover o desenvolvimento da instituição e da comunidade escolar baseado nos princípios que norteiam uma gestão democrática para alcançar u ...
O presente trabalho refere-se a um estudo sobre a participação da comunidade escolar na construção e aplicação do Projeto Político Pedagógico (PPP) em duas escolas da rede municipal de Educação Infantil da cidade de Sant’Ana do Livramento. O objetivo central foi analisar como ocorre o processo de construção coletiva do PPP, tendo no gestor um mediador para promover o desenvolvimento da instituição e da comunidade escolar baseado nos princípios que norteiam uma gestão democrática para alcançar uma educação com qualidade. O trabalho baseia-se em uma pesquisa de caráter qualitativo, através da qual se buscou na análise de referenciais teóricos e nas respostas aos questionários aplicados à comunidade escolar, suporte para a realização deste exercício acadêmico, bem como nas discussões sobre os temas, alternativas e/ou soluções para a construção de uma política de trabalho na escola que corresponda aos reais interesses da comunidade em questão. Para tanto, apresenta alguns conceitos e significado do PPP em relação a sua efetivação, bem como os princípios, a participação e a descentralização da gestão escolar como embasamento para aprimorar a pesquisa deste trabalho ao qual foram discutidos e trabalhados no decorrer das salas do Curso de Especialização em Gestão Escolar, do Programa de Escola de Gestores, do Ministério da Educação. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (1948)
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