Grêmio estudantil : trabalhando para o avanço nas relações da escola
dc.contributor.advisor | Scherer, Regina Maria Duarte | pt_BR |
dc.contributor.author | Schneider, Moacir | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151691 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta o resultado do Projeto de Intervenção - PI desenvolvido em uma escola pública, na qual as ações realizadas tomaram por base os princípios da gestão democrática onde a participação de todos é fundamental para a sua efetivação. O referencial teórico parte de autores como: Vasconcelos (2009); Cury (2005); Virgínio e Bittencourt (2014) e Galina e Carbello (s.d), dentre outros. A metodologia da pesquisa-ação foi desenvolvida a partir das concepções apresentadas por Franco (2005) e Tripp (2005). O desenvolvimento do PI teve como foco o avanço nas relações no segmento dos alunos, assim como a constituição do Grêmio Estudantil - GE, como uma instância de representação dos alunos, que trouxe uma nova concepção entre os estudantes. O GE proporcionou uma integração mais efetiva entre os estudantes, um diálogo mais positivo, amistoso e tolerante nas diferentes relações no dia a dia da escola. Como resultados desta intervenção registram-se o espírito de liderança, a melhora da autoestima e motivação na busca de uma gestão democrática, onde todos passaram a ter voz através de representações. A participação mais efetiva desencadeou um exercício de cidadania mais consciente. A articulação dos alunos possibilitou a formação de lideranças para o exercício da cidadania, o que contribui para o desenvolvimento do trabalho pedagógico e o avanço nas aprendizagens. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Grêmio estudantil | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Grêmio estudantil : trabalhando para o avanço nas relações da escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001004951 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)