Repositório Digital

A- A A+

Desenvolvimento de uma sistemática de elaboração do Balanced Scorecard para pequenas empresas

.

Desenvolvimento de uma sistemática de elaboração do Balanced Scorecard para pequenas empresas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenvolvimento de uma sistemática de elaboração do Balanced Scorecard para pequenas empresas
Autor Soares, Cristina Ristori Dias
Orientador Kliemann Neto, Francisco Jose
Data 2001
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Planejamento estratégico
Resumo A complexidade de gerir uma empresa no contexto atual, onde as mudanças e exigências dos clientes são cada vez mais dinâmicas, despertou a necessidade de uma reavaliação nos sistemas de medição. Na busca de um sistema de indicadores de desempenho que permitisse às empresas uma orientação correta dentro desta nova realidade, surgiu o Balanced Scorecard, um sistema onde as medidas financeiras são complementadas com medidas não financeiras. O Balanced Scorecard visa traduzir a estratégia da empresa em objetivos e medidas dentro de quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Os métodos de elaboração do Balanced Scorecard foram desenvolvidos na sua maioria, a partir de experiências com empresas de grande porte. Apesar disto, acredita-se que esta ferramenta pode ser útil às pequenas empresas, suprindo a carência destas no que se refere a planejamento e gestão estratégica. Sendo assim, este trabalho visa propor uma sistemática de elaboração do Balanced Scorecard adaptado para o caso particular das empresas de pequeno porte. Este estudo envolve uma revisão bibliográfica, acompanhamento da aplicação da ferramenta numa empresa prestadora de serviços, e finalmente uma proposta e discussão sobre uma nova sistemática de elaboração do Balanced Scorecard para pequenas empresas. As conclusões do trabalho indicam que o método é uma ferramenta que pode auxiliar a traduzir a estratégia da empresa e pode ser aplicada às pequenas empresas, desde que sejam respeitadas suas características básicas.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/1517
Arquivos Descrição Formato
000300607.pdf (1.279Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.