Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmaral, Márcio de Freitas dopt_BR
dc.contributor.authorZan, Geni Maria Anschaupt_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:56Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151702pt_BR
dc.description.abstractA Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios das escolas no momento. Envolve não somente a pessoa com deficiência, mas também a família, a escola e a sociedade. Tendo como foco a inclusão escolar, este estudo busca analisar os processos de inclusão de alunos com deficiência em classes regulares de ensino. Buscou-se analisar as circunstâncias em que ocorre a inclusão na escola com os alunos, professores, e gestores da rede pública do ensino regular, avaliando-se esses processos em seus aspectos gerais. O trabalho discute temas pertinentes a partir de renomados autores que fundamentam este estudo: Carvalho (2004; 2007; 2009; 2010), Mantoan (1997) e Correia (1997; 1999). Como metodologia de pesquisa, realizou-se um questionário com 8 professores da rede regular do Ensino Médio Politécnico, afim de mapear a compreensão dos professores acerca da inclusão. Além disso, acompanhou-se diversas atividades desenvolvidas na escola com esses sujeitos, numa perspectiva de pesquisa-participante, buscando compreender as relações que ali se estabeleciam. Dessa forma, a pesquisa contribuiu para identificar as implicações políticas e pedagógicas no processo inclusivo, problematizando o quanto os professores estão preparados para enfrentar esta nova realidade. Observou-se ainda que a inclusão não ocorre como deveria, pelo fato dos profissionais da educação não se sentirem preparados para a mesma e a ausência de profissionais especializados. Constata-se que a educação inclusiva é um dos maiores desafios que precisa ser superado na escola.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectEnsino regularpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleInclusão escolar : a experiência de alunos com deficiência em classes regulares de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001006069pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples