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dc.contributor.authorMarcello, Fabiana de Amorimpt_BR
dc.contributor.authorRipoll, Danielapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-17T02:33:07Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/152696pt_BR
dc.description.abstractO número de produções cinematográficas destinadas a mostrar o esplendor, a abundância (e também a fúria) da natureza, bem como aquelas que evidenciam seu fim iminente parece, cada vez mais, ganhar visibilidade. Tomando como mote de análise o filme-documentário, nosso objetivo é problematizar as estratégias de linguagem operadas em alguns materiais para falar sobre educação ambiental – seja para ensiná-la, para defendê-la ou para fazer dela alvo de comoção. Metodologicamente, analisamos dois documentários: Uma verdade inconveniente e Lixo extraordinário. Neles, buscamos caracterizar os ‘regimes de credibilidade’, atentando para as estratégias ali estabelecidas e que, com efeito, contribuem para a constru- ção do verídico. Tais documentários operam por meio de duas lógicas: (1) a de que a degradação ambiental faz-se associada à degradação humana (lógica construída a partir de uma ‘gramática do catastrofismo’); (2) a da ‘retórica do otimismo sustentável’ (pela exibição de experiências ecologicamente sustentáveis).pt_BR
dc.description.abstractThe number of film productions designed to show the splendor, abundance (and fury) of nature, as well as those that show its imminent demise, seems to be gaining increasing visibility. Taking as an analysis theme the documentary-film, our intention was to discuss language strategies operating in some materials about environmental education – to teach it, defend it or target it as a dilemma. We analyzed methodologically two documentaries: An inconvenient truth and Waste Land. We sought to characterize the ‘credibility schemes’, paying attention to the strategies established by them and that, indeed, contribute to the construction of the truth. These documentaries operate through two logics: (1) environmental degradation is associated with human degradation (a logic built from a ‘grammar of catastrophism’); (2) the ‘rhetoric of sustainable optimism’ (by the display of ecologically sustainable experiences).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & educação. Bauru. Vol. 22, n.4 (2016), p. p. 1045-1062pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCinemaen
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectDocumentaryen
dc.subjectEnvironmenten
dc.titleA educação ambiental pelas lentes do cinema documentáriopt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education through the lenses of documentary cinema en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001010798pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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