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dc.contributor.advisorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorSvoboda, Leticiapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-21T02:26:52Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/152867pt_BR
dc.description.abstractO transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado por prejuízos desde os primeiros anos de vida nas áreas de interação social, comunicação verbal e não verbal e de comportamento, geralmente repetitivo e estereotipado. O objetivo deste estudo é investigar algumas práticas inclusivas na Educação Infantil, procurando analisar características destas práticas que parecem contribuir para auxiliar as crianças no seu desenvolvimento social e cognitivo, compreendendo como as crianças com transtorno do espectro autista interagem no ambiente escolar, momentos que são importantes para pensarmos estratégias que favoreçam a interação social e o processo de inclusão escolar. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi realizado um estudo de caso, utilizando observações do cotidiano escolar, a construção de um diário de campo e entrevistas semiestruturadas com as professoras da criança em questão. O desenvolvimento de uma pedagogia que contemple as diferenças requer sensibilidade e um aprofundamento dos conhecimentos, por isto, justifica-se a relevância deste estudo que objetiva discorrer sobre como ocorre o processo de aprendizagem das crianças com TEA à luz dos estudos na área da neurociência, psicologia cognitiva e educação. A partir dos dados coletados foram destacadas as seguintes categorias de análise: Sentimentos e expectativas diante do transtorno; Tiago: (in)visível ao grupo; Interação e prática pedagógica e Tiago: para além do rótulo. Com este estudo, é possível considerar a importância da mediação do professor para o desenvolvimento social da criança com TEA. E para isto é importante que ele conheça seu aluno e compreenda o transtorno, pois a criança com TEA pode comunicar-se de maneiras diferentes, mas sabe expressar o que quer ou deseja.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleO Transtorno do espectro autista na educação infantil : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013621pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Docência na Educação Infantilpt_BR


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