Repositório Digital

A- A A+

Meu jardim secreto : um estudo de caso

.

Meu jardim secreto : um estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Meu jardim secreto : um estudo de caso
Autor Ono, Angélica Xavier
Orientador Del Pino, Jose Claudio
Data 2017
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Assunto Ensino de ciências
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Leitura
Meio ambiente
[en] Cognitive Development
[en] Environment
[en] Meaningful Learning
[en] Preservation of Nature
[en] Reading
[en] Science
Resumo O presente trabalho apresenta um estudo de caso do projeto MEU JARDIM SECRETO, que foi um projeto multidisciplinar com foco em ciências, com alunos da 3º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Particular de Porto Alegre. Este projeto foi elaborado pelos professores dos 3ºs anos da escola supra citada. A professora, responsável pelo projeto, pretendeu trabalhar a conscientização ambiental, a extinção dos animais, poluição e reciclagem. Porém, o maior foco era salientar a importância do meio ambiente na vida do ser humano. O projeto incluía a leitura de livros e textos soltos, debates, sessões de cinema, atividades de artes plásticas, visitas à biblioteca e ao laboratório de informática para pesquisas, atividades de música, inclusive a semeadura de plantas e acompanhar seu crescimento. O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar como os alunos trabalham a leitura e o reflexo sobre o seu aprendizado, para alcançá-lo foram estipulados os seguintes objetivos específicos: identificar quais recursos utilizados para incentivar a leitura; identificar as atividades que esses alunos fizeram após terem participado da leitura do livro "Meu Jardim Secreto"; relatar como o projeto se desenvolveu ao longo do ano; avaliar as aprendizagens dos alunos participantes do projeto e relatar como os alunos se sentiram ao final do projeto Utilizou-se a abordagem qualitativa que teve como finalidade levantar os dados, que ao serem analisados, nortearam as considerações finais do estudo. Foi uma pesquisa aplicada, investigativa e exploratória, e teve como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista, a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. Como considerações finais, pode-se inferir que os objetivos do projeto foram alcançados, os alunos tiveram um crescimento progressivo de aprendizado, houve um amadurecimento dos alunos, e estes chegaram ao final do projeto mais conscientes e mais críticos.
Abstract This paper presents a case study of the Meu Jardim Secreto’s project, a multidisciplinary project with a focus on science, with students from the 3rd grade in a private elementary school in Porto Alegre. The project’s aim evolve the environmental awareness: animal extinction, pollution and recycling. Although the major focus was to emphasize the importance of the environment in human being’s life. The project included reading books and other texts, debates, film sessions, plastic arts activities, visits to the library and computer lab for research, music activities, and also sowing plants and monitoring their growth. The general objective of this research was to evaluate how students work reading as a didactic resource and the reflection on their learning, to achieve it were stipulated the following specific objectives: identify what resources were used to encourage reading; Identify the activities that these students did after having participated in reading the book "Meu Jardim Secreto"; To report how the project developed throughout the year; Evaluate the learnings of the students participating in the project and report how the students felt at the end of the project. The qualitative approach was used to collect the data, which, when analyzed, guided the final considerations of the study. It was an applied, investigative and exploratory research, and its main purpose was to develop, clarify and modify concepts and ideas, in order to formulate more precise problems or searchable hypotheses for later studies. As final considerations, it can be inferred that all the objectives of the project were achieved, the students had a progressive growth of learning, there was a maturation of the students, and these came to the end of the project more conscious and more critical.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/153220
Arquivos Descrição Formato
001014502.pdf (12.08Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.