Repositório Digital

A- A A+

Análise do ensino de ciências nas turmas de 7º ano do ensino fundamental na rede pública dos municípios de Crato e Juazeiro do Norte - CE : um estudo de caso

.

Análise do ensino de ciências nas turmas de 7º ano do ensino fundamental na rede pública dos municípios de Crato e Juazeiro do Norte - CE : um estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise do ensino de ciências nas turmas de 7º ano do ensino fundamental na rede pública dos municípios de Crato e Juazeiro do Norte - CE : um estudo de caso
Autor Saraiva, Isabel Cristina Teixeira
Orientador Souza, Diogo Onofre Gomes de
Data 2016
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Assunto Ensino de ciências
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Escola pública
[en] Basic education
[en] Practical classes
[en] Science Education
Resumo O presente estudo objetivou analisar aulas práticas de Ciências, observando a existência ou não de laboratórios, aulas de campo, a percepção dos alunos pela disciplina, a capacitação dos professores e o material disponível nos laboratórios. Como fundamentação teórica, utilizou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa discutida por autores como AUSUBEL (1963; 2000), FREIRE (1983; 1996) e MOREIRA (2000). A metodologia utilizada na coleta e análise dos dados, de base qualitativa e quantitativa, foi abordada através do método de Estudo de Caso, que se apresenta como uma metodologia onde o objeto a ser estudado é amplo e complexo e não pode ser analisado fora do contexto onde ocorre naturalmente. O instrumento de pesquisa utilizado foi a aplicação de questionários, composto de seis perguntas objetivas de múltipla escolha, tanto para oito professores quanto para duzentos e vinte e dois alunos nas oito escolas pesquisadas. O campo investigativo foi realizado em oito turmas de 7º ano do Ensino Fundamental da rede pública dos munícipios de Crato e Juazeiro do Norte, ambas no Ceará. A amostra da pesquisa foi realizada em quatro escolas em Juazeiro do Norte e quatro na cidade de Crato, sendo utilizada uma turma por escola, todos da área de Ciências. Os resultados apontaram para a ausência de infraestrutura e instrumentos para a realização das aulas práticas de Ciências, havendo muitas dificuldades nas escolas no que se refere aos recursos disponíveis como material em geral, laboratório, transporte para aulas de campo, visitas ao campo, microscópio, capacitação para os professores, baixa remuneração dos professores, causando uma desmotivação tanto para os professores quanto para os alunos, em termos do processo ensino – aprendizagem.
Abstract This study aimed to analyze practical lessons of Sciences, noting the existence of laboratories, field classes, the students' perception of the disciplines, teaching skills of the teachers and materials available in the laboratories. As a theoretical basis, we used the Theory of Meaningful Learning discussed by authors such as AUSUBEL (1963, 2000), FREIRE (1983; 1996) and MOREIRA (2000). The methodology used in the collection and analysis of qualitative and quantitative basis, was addressed by the method of study of case, which is presented as a methodology where the object to be studied is large and complex and cannot be analyzed out of context where it occurs naturally. The research instrument used was questionnaires consisting of six objective multiple-choice questions, for the teachers and for two hundred twenty-two students from the surveyed schools. The investigative field was conducted in eight classes of 7th grade of elementary school of public of municipalities of Crato and Juazeiro, both in Ceará. The sample survey was conducted in four schools in Juazeiro do Norte and four in the city of Crato, and used a class by school, all of the field of Sciences. The results pointed to the lack of infrastructure and tools to carry out the practical lessons of Sciences, with many difficulties in schools in relation to available resources and material in general, laboratory, transportation for field classes, field visits, microscope, training for teachers, low teacher pay, causing a lack of motivation for both teachers and for students, in terms of teaching - learning process.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/153283
Arquivos Descrição Formato
001014249.pdf (2.308Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.