Repositório Digital

A- A A+

A Química vista Dalí : o surrealismo e o surracionalismo no ensino de química

.

A Química vista Dalí : o surrealismo e o surracionalismo no ensino de química

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A Química vista Dalí : o surrealismo e o surracionalismo no ensino de química
Autor Nichele, Tatiana Zarichta
Orientador Eichler, Marcelo Leandro
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Assunto Ensino de quimica
Interdisciplinaridade
[en] Bachelard
[en] Interdisciplinarity
[en] Nuclear mysticism
[en] Pinterest
[en] Salvador Dalí
Resumo A interdisciplinaridade tem sido um desejo e um objetivo no ensino de ciências e também no ensino de química. As abordagens didáticas que permitem a interdisciplinaridade têm seguido diversas perspectivas e neste trabalho, a abordagem adotada foi a relação do ensino de química com as artes plásticas, que tem sido enaltecida em trabalhos recentes, seja no âmbito da didática das ciências ou no âmbito da filosofia da química. O ajuste fino do foco recaiu sobre as pinturas surrealistas de Salvador Dalí, mais especificamente no período do Misticismo Nuclear. A busca por uma variação do “enxergar” as pinturas de Dalí é um convite frente às novas interpretações para conhecimentos e tecnologias científicas, particularmente aquelas que se relacionam com a percepção e a representação da matéria em sua natureza atômica. Visando uma fissura do senso comum, da opinião cômoda academicista, propôs-se utilizar uma forma de trabalho que não fosse classificada como ingênua ou subjetiva. A literatura nos fornece o fundamento para usar novos recursos de distribuição de imagens para a produção de materiais didáticos que envolvam processos de curadoria. Neste Trabalho de Conclusão de Curso foi utilizado um desses recursos, o Pinterest, que é uma rede social para o compartilhamento de ideias visuais. As pinturas de Dalí encontradas no Pinterest foram selecionadas e compiladas em um processo de curadoria, entendida aqui como uma metáfora do processo de ensino. O convite à variação do “enxergar” as pinturas do Misticismo Nuclear foi acompanhado com a leitura de uma face pouco explorada da obra de Gastón Bachelard, sua enunciação e defesa de uma postura surracionalista da ciência contemporânea.
Abstract Interdisciplinarity has been a desire and a goal in science teaching and in chemical education. The didactic approaches that allow interdisciplinarity have followed different perspectives, in this work the approach adopted was the relation of chemistry education with the plastic arts, which has been praised in recent works, either within the science teaching or within the philosophy of chemistry. The finetuning of focus fell on the surrealist paintings of Salvador Dalí, more specifically in his period of Nuclear Mysticism. The search for a other view of Dalí's paintings is an invitation to new interpretations of scientific knowledge and technologies, particularly those related to the perception and representation of matter in atomic nature. Aiming a fissure of common sense, the comfortable scholar opinion, it was proposed to use a form of work that were not classified as naive or subjective. The literature provides us with the framework for using new digital resources of image distribution for the production of didactic material involving curating processes. In this work was used one of these resources, Pinterest, which is a social network for the sharing of visual ideas. The paintings of Dalí found in Pinterest were selected and compiled in a curating processes, understood here as a metaphor of the teaching process. The invitation to the variation of "seeing" the paintings of Nuclear Mysticism was accompanied by the reading of an unexplored face of Gastón Bachelard's work, his enunciation and defense of a surrationalist stance of contemporary science.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/153298
Arquivos Descrição Formato
001014346.pdf (4.823Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.