Repositório Digital

A- A A+

Oficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupações

.

Oficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupações

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Oficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupações
Autor Oliveira, Aline Grance de
Orientador Salgado, Tania Denise Miskinis
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Assunto Cosméticos
Oficinas temáticas
Química orgânica
[en] Contextualization
[en] Cosmetics
[en] Organic functions
[en] Thematic workshop
Resumo O presente trabalho objetiva apresentar uma abordagem contextualizada dos conteúdos de química orgânica através de oficina temática com o intuito de contribuir para motivar os alunos e incentivá-los a participar ativamente das aulas, aumentar a taxa de presença e retê-los na escola. O trabalho foi aplicado em uma escola pública estadual em uma turma noturna onde a preocupação dos professores com esses alunos era muito grande. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa do tipo Investigação-Ação. Os instrumentos utilizados nesta pesquisa foram o diário de campo da autora e os trabalhos desenvolvidos ao longo do período de duração da oficina pelos alunos. Finalmente, percebeu-se que a escolha do tema, cosméticos, pelos estudantes contribuiu para que a turma criasse interesse pelo conteúdo de Química e assim aumentasse sua frequência nas aulas.
Abstract The present work aims to present a different contextualization to the contents of organic chemistry by means of a thematic workshop with the aim of contributing to motivate students and encourage them to participate actively in class, increase attendance rate and retain them in school. The work was applied in a state public school in a night class where the teachers' concern with these students was very great. A qualitative Investigation-Action research methodology was used. The instruments used in this research were the author's field diary and the works developed during the workshop by the students. Finally, it was noticed that the students' choice of theme, cosmetics, helped the class to create interest in the content of Chemistry and thus increased their attendance in class.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/153365
Arquivos Descrição Formato
001013473.pdf (768.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.