Repositório Digital

A- A A+

Estilos de aprendizagem : buscando a sinergia

.

Estilos de aprendizagem : buscando a sinergia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estilos de aprendizagem : buscando a sinergia
Autor Lindemann, Vanessa
Orientador Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Co-orientador Bercht, Magda
Data 2008
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Ambiente de aprendizagem
Informática na educação
Tecnologia educacional
[en] Algorithms and programming
[en] Learning styles
[en] Pedagogical strategies
Resumo O estilo de aprendizagem indica as preferências do sujeito em relação às estratégias de aprendizagem que podem ser empregadas pelo professor na construção do conhecimento. O presente trabalho tem por objetivo investigar se o prévio conhecimento dos estilos de aprendizagem pelos alunos e pelo professor contribui para o alinhamento de esforços aplicados no processo de ensino e aprendizagem e, conseqüentemente, para a melhoria do resultado alcançado. No estudo de caso realizado em três turmas de algoritmos e programação, partiu-se do pressuposto de que as estratégias pedagógicas adotadas pelo professor levam à sinergia desde que os estilos de aprendizagem dos sujeitos sejam identificados; a metodologia de trabalho empregada, na consecução dos objetivos, considere os estilos de aprendizagem predominantes na turma; e, haja uma boa relação interpessoal entre o professor e os alunos. A partir da análise que se fez, verificou-se a interdependência entre os estilos de aprendizagem predominantes e as estratégias pedagógicas adotadas pelos professores, assim como foram identificados indícios de atividades de ensino e aprendizagem observáveis que denotam coerência com os estilos mapeados. Logo, os resultados inferidos, a partir do estudo de casos empregado neste trabalho, reafirmam a expectativa geral dos benefícios do conhecimento sobre estilos de aprendizagem para as práticas educacionais, principalmente no que tange à melhoria dos métodos de ensino e à qualificação das ações do professor.
Abstract The learning style indicates the preferences of the subject with regard to the learning strategies that could be used by the teacher in the construction of knowledge. The goal of the present paper is to investigate if previous knowledge of the learning styles by the students and by the teacher contributes towards aligning the efforts applied on the teaching and learning process and, consequently, towards improving the achieved result. In the case study conducted in three algorithm and programming groups, it was assumed that the pedagogical strategies employed by the teacher lead to synergy, provided the learning styles of the subjects are identified; the methodology used for achieving the goals, takes into consideration the predominant learning styles of the group; and the existence of a good interpersonal relationship between the teacher and the students. The analysis of the issue pointed to an interdependence between the predominant learning styles and the pedagogical strategies employed by the teachers, and other identifications include hints of observable teaching and learning activities that show coherence with the mapped styles. Therefore, the results accomplished, based on the study cases of this paper, reaffirm the general expectation of the benefits of knowledge over the learning styles for educational activities, especially with regard to an improvement of the teaching methods and the qualification of teacher actions.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/15352
Arquivos Descrição Formato
000679460.pdf (1.345Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.