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O comportamento de consumo do adolescente e a teoria do consumidor

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O comportamento de consumo do adolescente e a teoria do consumidor

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Title O comportamento de consumo do adolescente e a teoria do consumidor
Author Feldmann, Henrique
Advisor Monteiro, Sergio Marley Modesto
Date 2008
Level Master
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Subject Adolescente
Comportamento do consumidor
Consumo
Escolha : Economia
Teoria do consumidor
[en] Adolescent
[en] Economic behaviour
[en] Institutionalism
[en] Lifestyle
[en] Social change
[en] Theory of consumption
Abstract in Portuguese Com o final da Segunda Guerra Mundial, ocorrem grandes transformações nos campos comerciais, políticos e sociais. As nações ocidentais, em especial o continente europeu, passam a supervalorizar suas crianças e seus jovens, valor este que rapidamente se estende às Américas. Intensificam-se os estudos que visam a compreender a etapa adolescente na vida humana. O adolescente adquire um novo status social e, com isso, um novo significado na sociedade que é inclusive representado por escolhas de consumo. A pergunta central do presente trabalho é se a teoria do consumidor descreve as escolhas que os adolescentes realizam, ou seja, se os axiomas que a constituem respondem adequadamente aos comportamentos percebidos no consumo adolescente. Considerando-se a teoria do consumidor como uma teoria normativa em que o indivíduo apresenta uma racionalidade instrumental, questiona-se se essa estrutura de análise descreve o comportamento de consumo frente às mudanças biopsicossociais que estes adolescentes estão passando e se tal teoria respalda as escolhas deles. Este trabalho também apresenta um conceito de adolescência e novos subsídios para interpretar o comportamento de consumo aos olhos da Economia, porém sem esquecer o caráter multidisciplinar, pois os adolescentes estão em um período de transformações biológicas, psicológicas e sociais que impactam como eles realizam suas escolhas.
Abstract With the end of the Second World War occurred great transformations, in social, political and commercial fields. The western nations, especially those in continental Europe, placed a huge value on the children and their youth, this value spread rapidly to the Americas. Studies aimed at understanding the adolescent stage of human life intensified. The adolescent acquired a new social “status” and, with this a new representation in society that was more inclusive, representing the choices of consumption. The central question of this work that the Theory of Consumption describes, are the choices that the adolescents are carrying through. The axioms constitute that they answer adequately to the perceived behaviours in adolescent consumption. It is considered that the Theory of Consumption is a normative theory, in that the individual is presented as a rational instrument, if the structure of analysis describes the consumption behaviour ahead of bio-psychosocial changes that these adolescents are passing through and endorses their choices. This work also presents the concept of adolescence and the new subsidies by interpreting the behaviour of consumption looking at the economy, to put, without forgetting the multidisciplinary, therefore the adolescents are in a period of transformations, biological, psychological and social that impact on how they carry through their choices.
Type Dissertation
URI http://hdl.handle.net/10183/15356
Files Description Format View
000679878.pdf (329.4Kb) Texto completo Adobe PDF View/Open

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