Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMonteiro, Sergio Marley Modestopt_BR
dc.contributor.authorFeldmann, Henriquept_BR
dc.date.accessioned2009-03-11T04:12:52Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15356pt_BR
dc.description.abstractCom o final da Segunda Guerra Mundial, ocorrem grandes transformações nos campos comerciais, políticos e sociais. As nações ocidentais, em especial o continente europeu, passam a supervalorizar suas crianças e seus jovens, valor este que rapidamente se estende às Américas. Intensificam-se os estudos que visam a compreender a etapa adolescente na vida humana. O adolescente adquire um novo status social e, com isso, um novo significado na sociedade que é inclusive representado por escolhas de consumo. A pergunta central do presente trabalho é se a teoria do consumidor descreve as escolhas que os adolescentes realizam, ou seja, se os axiomas que a constituem respondem adequadamente aos comportamentos percebidos no consumo adolescente. Considerando-se a teoria do consumidor como uma teoria normativa em que o indivíduo apresenta uma racionalidade instrumental, questiona-se se essa estrutura de análise descreve o comportamento de consumo frente às mudanças biopsicossociais que estes adolescentes estão passando e se tal teoria respalda as escolhas deles. Este trabalho também apresenta um conceito de adolescência e novos subsídios para interpretar o comportamento de consumo aos olhos da Economia, porém sem esquecer o caráter multidisciplinar, pois os adolescentes estão em um período de transformações biológicas, psicológicas e sociais que impactam como eles realizam suas escolhas.pt_BR
dc.description.abstractWith the end of the Second World War occurred great transformations, in social, political and commercial fields. The western nations, especially those in continental Europe, placed a huge value on the children and their youth, this value spread rapidly to the Americas. Studies aimed at understanding the adolescent stage of human life intensified. The adolescent acquired a new social “status” and, with this a new representation in society that was more inclusive, representing the choices of consumption. The central question of this work that the Theory of Consumption describes, are the choices that the adolescents are carrying through. The axioms constitute that they answer adequately to the perceived behaviours in adolescent consumption. It is considered that the Theory of Consumption is a normative theory, in that the individual is presented as a rational instrument, if the structure of analysis describes the consumption behaviour ahead of bio-psychosocial changes that these adolescents are passing through and endorses their choices. This work also presents the concept of adolescence and the new subsidies by interpreting the behaviour of consumption looking at the economy, to put, without forgetting the multidisciplinary, therefore the adolescents are in a period of transformations, biological, psychological and social that impact on how they carry through their choices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomic behaviouren
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectTheory of consumptionen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectAdolescenten
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectLifestyleen
dc.subjectTeoria do consumidorpt_BR
dc.subjectSocial changeen
dc.subjectEscolha : Economiapt_BR
dc.subjectInstitutionalismen
dc.titleO comportamento de consumo do adolescente e a teoria do consumidorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000679878pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples