Repositório Digital

A- A A+

O equilíbrio correlacionado de Aumann e as convenções sociais

.

O equilíbrio correlacionado de Aumann e as convenções sociais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O equilíbrio correlacionado de Aumann e as convenções sociais
Autor Santos, Rodrigo Prates dos
Orientador Pôrto Júnior, Sabino da Silva
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Negociação
Simulação
Teoria dos jogos
Tomada de decisão
[en] Adaptive heuristics
[en] Common knowledge
[en] Common prior assumption
[en] Convention
[en] Correlated equilibrium
Resumo O principal objetivo deste trabalho é mostrar que uma convenção social está fortemente relacionada com o conceito de equilíbrio correlacionado. Através da interação de longo prazo e do aprendizado, os agentes podem chegar a um acordo, mesmo com suposições pouco restritivas e que possibilitem uma interpretação mais natural e realista do conceito de equilíbrio em Teoria dos Jogos. Inicialmente a suposição de conhecimento comum é apresentado de maneira formal e informal. O conceito de equilíbrio correlacionado é apresentado com exemplos. Finalmente, a relação entre o equilíbrio correlacionado e a convenção social é analisada.
Abstract The main purpose of this dissertation is to show that a convention can be related to a correlated equilibrium. Through the long run interaction and learning, the players can reach an agreement, even if we relax the traditional assumptions of Game Theory, and we can find a more natural and plausible interpretation of equilibrium. Initially the common knowledge assumption is presented in a formal and informal way. The correlated equilibrium is presented with examples. Finally, the relation between correlated equilibrium and convention is analyzed.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/15358
Arquivos Descrição Formato
000680006.pdf (488.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.