Repositório Digital

A- A A+

Comparação das propriedades mecânicas iniciais de 4 métodos de fixação de tendão ao osso

.

Comparação das propriedades mecânicas iniciais de 4 métodos de fixação de tendão ao osso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Comparação das propriedades mecânicas iniciais de 4 métodos de fixação de tendão ao osso
Autor Caputo, Guilherme Velho
Orientador Gomes, João Luiz Ellera
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Cirúrgicas.
Assunto Cirurgia
Fixação de tecidos
Ligamento cruzado anterior
Resistência à tração
Traumatismos dos tendões
Resumo Objetivos. Comparar a resistência à tração de 4 métodos de fixação de tendão ao osso, sendo 3 deles passíveis de utilização em pacientes esqueleticamente imaturos. Método. Foram utilizados 40 espécimes ovinos, fêmures e tendões, que foram divididos em 4 grupos: arruela denteada de Titânio (AT), arruela óssea (AO), arruela denteada de Polietileno (AP) e parafuso de Interferência (PI). Cada método de fixação foi submetido a testes de tração com ciclo único, realizados com um dispositivo marca Kratos modelo K-1000, até a falência. Foram obtidas 3 variáveis: carga máxima, carga convergente e rigidez. Na análise estatística, foi usado ANOVA para análise de variâncias e teste Tukey para comparação entre as médias dos grupos. Resultados. Para todas variáveis medidas, o grupo PI apresentou resistência estatisticamente menor do que os 3 outros grupos. O grupo AT apresentou maior média, seguido pelo grupo AP e AO, respectivamente, com diferença estatisticamente significativa somente entre os grupos AT e AO. Conclusão. Os métodos de fixação que podem ser utilizados em pacientes esqueleticamente imaturos, grupos AO, AT e AP, apresentaram resistência à tração estatisticamente superior ao grupo PI.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/15374
Arquivos Descrição Formato
000679914.pdf (521.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.