Repositório Digital

A- A A+

Avaliação do grau de satisfação dos usuários do programa de assistência domiciliar do hospital São Sebastião Mártir

.

Avaliação do grau de satisfação dos usuários do programa de assistência domiciliar do hospital São Sebastião Mártir

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação do grau de satisfação dos usuários do programa de assistência domiciliar do hospital São Sebastião Mártir
Autor Morsch, Patricia
Orientador Bordin, Ronaldo
Data 2008
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Curso de Especialização em Saúde Pública.
Assunto Assistência domiciliar
Saúde pública
Resumo Devido à necessidade da redução de custos com as hospitalizações e à busca de uma reorientação no modelo atual de assistência à saúde, o Hospital São Sebastião Mártir de Venâncio Aires (RS), juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde desse município, instituiu o programa de Assistência e de Internação Domiciliar. Tal política garante qualidade na atenção a pacientes que precisam de cuidados mais complexos e diários, todavia, não de hospitalização. Sendo essa uma tentativa para reorganização do sistema atual e implantado recentemente no município de Venâncio Aires é de suma importância descrever a satisfação dos usuários assistidos por esse programa. Com esse objetivo, um entrevistador aplicou um questionário aos usuários, cuidadores e pacientes, com questões fechadas, em relação ao tempo dos atendimentos/visitas, ao relacionamento com a equipe, aos recursos e à disponibilidade da equipe, aos resultados da assistência e em relação à satisfação de uma forma geral. As respostas foram fornecidas através da escala de Lickert, por meio de cinco atributos, envolvendo concordância plena e discordância plena, frente a uma afirmação. A análise dos dados envolveu cálculo das médias dos dados demográficos dos pacientes e dos escores encontrados e teste t de student (p < 0,05), comparando a satisfação entre os cuidadores e os pacientes. Foram entrevistados 56 usuários da Assistência Domiciliar, sendo 15 pacientes (26,8%) e 41 cuidadores (73,2%). Os resultados quanto às questões referentes à assistência domiciliar e ao desempenho da equipe demonstraram satisfação dos usuários em praticamente todas as afirmações, não havendo diferença estatística entre os grupos - cuidadores e pacientes. A menor média dos atributos foi encontrada no que tange ao contato com a equipe, quando necessário, com média de 3,16 entre os cuidadores e 3,55 entre os pacientes.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/15420
Arquivos Descrição Formato
000678205.pdf (160.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.