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dc.contributor.advisorSantin, Silvinopt_BR
dc.contributor.authorPeil, Luciana Marins Nogueirapt_BR
dc.date.accessioned2009-03-21T04:12:27Zpt_BR
dc.date.issued1997pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15438pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo mostrar o aspecto subjetivo que esta presente no movimento humano nos esportes. Eu como pesquisadora, procurei saber o que os alunos pensam e sentem no seu movimentar-seno esporte, bem como, suas idéias a respeito do movimentohumano e do próprio esporte. Para tanto, vali-me da FenomenologiaHermenêutica na busca dos vários sentidos existentes no movimentar-se de cada aluno no esporte. A Fenomenologia Hermenêutica permitiu-me buscar através da descrição dos fenômenos, o aspecto subjetivo neles existente. Nesta procura foram contactados, através de entrevista não-estruturada, focalizada e com perguntas abertas, alunos pertencentes a duas escolas públicas. A partir das questões propostas e das respostas dadas pelos alunos, foi feita uma classificação. Esta classificação mostra principalmente que o pensamento científico tradicional ainda tem muita influência na compreensão dos alunos a respeito do movimento humano, ao mesmo tempo que o aspecto subjetivo (as intenções, os objetivos), na realidade é o que faz mover. O esporte aparece como prazeroso e significativopara os alunos, mas não existe uma compreensão do mesmo como uma atividade que envolve ao mesmo tempo a competição, o jogo e o exercício fisico. O '" lf esporte não é neutro, como também não é o movimentohumano de cada um.pt_BR
dc.description.abstractThis work has the purpose to show the subjective aspect that there is in the human movement on sports. Like searcher, I tryied to know what the students feel and think about their movement on sports, as well as, their ideas about the human movements and sport. So, I made use of Hermeneutics Phenomenology in the quest of the various meanings existents in the movement of each student on sport. The Hermeneutics Phenomenology allowed me to search through the phenomena's description, the subjective aspect that there is in them. In this search were contacted, through non structured interview, focused and with open questions, students of two public schools. '} From the questions proposed and the answers givens from the students, was dane a classification. This classification show mainly that the scientific traditional thought has already a lot of influence in the students' comprehension about human movement, in the reality is what do to move. Sport appear like pleasing and significant to the students, but there isn't a comprehension about it as an activity that imply in the same time the competition, the play (game) and the physical exercise. Sport isn't neuter, as well as isn't the human movement of each one.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMovimento humanopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titleO movimento humano no esporte e o esporte na escola: o pensar dos alunospt_BR
dc.title.alternativeThe human movemenl on sport and sport at schoo/: lhe student's thought en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000679842pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1997pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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