Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrahe, Elizabeth Diefenthaelerpt_BR
dc.contributor.authorMenezes, Marilú Nörnbergpt_BR
dc.date.accessioned2009-04-07T04:12:27Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15515pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação é um estudo de caso que aborda a temática do trabalho pedagógico coletivo entre professores-formadores de um curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior privada. Por meio da análise de documentos, apresenta a história do Curso para demonstrar a presença do tema enquanto valor projetado para a formação de professores. Através de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com as professoras que compõem o núcleo central do curso e a coordenadora, investiga e evidencia tempos e espaços de realização do trabalho pedagógico coletivo como movimento dinâmico que se alterna entre disposições da Instituição e invenções das próprias professoras. As práticas de trabalho pedagógico coletivo estão situadas no contexto da informalidade. Elas são inventadas pelas professoras e sinalizam condições de ampliação no contexto das ofertas institucionais. O trabalho pedagógico coletivo é apresentado como princípio fundamental na formação de professores em razão das condições que carrega para promover a redução do isolamento nas práticas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is a case-study that deals with the thematic of collective pedagogical work among teachers-trainers from a course of Pedagogy at a private institution of higher education. Through the analysis of documents, it presents the history of the course to demonstrate the presence of the thematic as a value projected in training teachers. Through semi-structured interviews with the teachers who composed the center of the course and the coordinator, it investigates and elucidates times and spaces for the realization of collective pedagogical work as dynamic movement that alternates between disposals arrangements of the institution and inventions of the teachers. The practices of collective pedagogical work are situated in the informality context. They are invented by the teachers and signal conditions for enlargement within the context of institutional offers. The collective pedagogical work is presented as fundamental principle in teachers training due to the loaded conditions for promoting the reduction of isolation within the educational practices, in scholar and nonscholar environments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCourse of Pedagogyen
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectGraduateen
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEnsino privadopt_BR
dc.subjectTeaching privatelyen
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectProfessoren
dc.subjectTrainingen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.titleEmbaixo da escada : o tempo e o espaço do trabalho pedagógico coletivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000683051pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples