Repositório Digital

A- A A+

Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem

.

Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem
Autor Rocha, Karla Marques da
Orientador Axt, Margarete
Data 2008
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Informática na educação
[en] Environment of learning
[en] Information technology and communication
[en] Information technology in education
[en] Maturana, Humberto
[en] Network talk
[en] Virtual environment
Resumo Nas últimas décadas, as mudanças sociais, econômicas, políticas na cultura, ciência e, especialmente no campo da tecnologia, vêm revolucionando as formas de comunicação e de relacionamento entre as pessoas. Algumas mudanças se configuram devido ao desenvolvimento tecnológico, especialmente no apoio à educação. A Educação a distância, na qual os processos de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, favorece o surgimento de novos espaços de convivência. Esta tese propõe uma visão de comunidade em ambiente virtual de aprendizagem específico, observando seu processo de constituição. Tendo como referência a teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana, foi estudada a rede conversacional que se constituiu na instância do “correio”, ferramenta de comunicação em um Curso de Especialização. Buscou-se identificar o acoplamento estrutural entre os participantes do curso no espaço coordenação/tutoria e o ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deste acoplamento, a constituição de um sistema social. Para tal, foram mapeadas as mensagens produzidas por meio da ferramenta “correio”, do ambiente, através de categorias, o que permitiu identificar tanto o acoplamento dos participantes do curso com o ambiente como a constituição do próprio sistema social, enquanto uma comunidade de aprendizagem.
Abstract In the last decades the social changes, economic, politic in the culture, science and especially changes in the field of technology are revolutionizing the ways of communication and the relationships between people. Some changes occur due to technological development, especially to support the education. The distance education, where the processes of teaching and learning occur with the use of ways and technologies of information and communication it favours the emergence of new areas of acquaintance. This theory proposes the vision of community of learning in virtual environment of specific learning, observing its process of the formation. Taking as reference the theory of the Biology Knowing of Humberto Maturana, it was studied the network conservation that constituted itself in the instance of “email”, tool of communication in a Specialization Course. It was tried to identify the structural coupling between the participants of the course in the space coordination/mentoring and the virtual environment of learning and from this coupling the establishment of a social system. So, it was mapped the massages produced from the tool “emails”, of the environment, through the category, allowing to identify both the coupling of the participants of course with environments as the creation of the own social system, while a community of learning.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/15519
Arquivos Descrição Formato
000683276.pdf (3.288Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.