Repositório Digital

A- A A+

Produção de autobiografias por alunos do 6º ano do ensino fundamental como forma de refletir sobre trajetórias de vida e desenvolver noções do trabalho do historiador

.

Produção de autobiografias por alunos do 6º ano do ensino fundamental como forma de refletir sobre trajetórias de vida e desenvolver noções do trabalho do historiador

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Produção de autobiografias por alunos do 6º ano do ensino fundamental como forma de refletir sobre trajetórias de vida e desenvolver noções do trabalho do historiador
Autor Medeiros, Gerson Ronaldo
Orientador Rodrigues, Mara Cristina de Matos
Data 2016
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Assunto Autobiografia
Ensino de história
Fontes históricas
Memória
Práticas pedagógicas
[en] Autobiographies
[en] Historical sources
[en] History teaching
[en] Memory
[en] Traumatic memory
Resumo Este trabalho apresenta pesquisa que busca, por meio da produção de autobiografias por alunos de sexto ano, possibilitar reflexões sobre trajetórias de vida, bem como desenvolver noções do trabalho do historiador, em especial o uso de fontes históricas. Para atingir este objetivo, promoveram-se encontros com os alunos nos quais se desenvolveu a caracterização das escritas de si, principalmente as autobiografias. Posteriormente o trabalho apresentou aos alunos informações sobre fontes históricas e buscou-se instrumentalizá-los para o uso de memórias, fotografias e relatos orais para a confecção de seus escritos. Autores como Gomes, Lejeune, Ricoeur, Freud, Selligmann-Silva, entre outros, foram essenciais para orientar e analisar as produções feitas. No relato destas vidas, imaginava-se o encontro de recordações traumáticas, em um número elevado, o que não se concretizou quando se iniciou a leitura das produções. A riqueza de situações apresentadas pelos trabalhos justifica o uso das autobiografias para percepção de trajetórias de vida e para o ensino de fontes históricas.
Abstract The present work introduces research that aims, using the production of autobiographies by students of the sixth year, to enable reflections on trajectory of lives, as well as develop notions of the work of the historian, specially the usage of historical sources. To reach this objective, meetings with the students were promoted in which the characterization of the self writings were developed, mainly the autobiographies. Then the work presented to the students information about historical sources and, aimed to give them instruments to the usage of memories, photography, and oral reports to the making of their writings. Authors such as Gomes, Lejeune, Ricoeur, Freud, Selligmann-Silva and others were essential to guide and analyze the productions that were made. In the report of these lives, it was thought to find many traumatic memories, which was not confirmed once the reading of the productions began. The richness of situations presented by the works justifies the usage of autobiographies to realize the trajectory of life and to the teaching of historical sources.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/156455
Arquivos Descrição Formato
001013082.pdf (1.567Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.