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dc.contributor.advisorMéndez, Natalia Pietrapt_BR
dc.contributor.authorKleine, Denise Quitzaupt_BR
dc.date.accessioned2017-03-30T13:32:42Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156458pt_BR
dc.description.abstractO trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a relação entre cinema, história e ensino de história e a reflexão sobre a forma como o cinema tem sido utilizado como recurso pelos professores de história. A partir da revisão, de entrevistas com colegas professores e alunos construiu-se uma proposta pedagógica de uso do cinema para abordar o tema da Pluralidade Cultural no contexto dos Temas Transversais. A proposta pedagógica lança reflexões sobre as possibilidades de uso do cinema e de outras fontes dentro de uma perspectiva interdisciplinar e que dá à Pluralidade Cultural espaço para fazer parte do currículo escolar no curso do ano letivo, retirando do tema o caráter de currículo eletivo, que aparece ocasionalmente como curiosidade no currículo escolar. Considerando o fato de que Pluralidade Cultural é um tema amplo, escolhi abordar o sincretismo religioso. A partir das relações entre cinema e história, esta proposta pretende contribuir para que estudantes da educação básica reflitam sobre o caráter móvel da cultura e das diferentes religiões.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presents a bibliographic review of the relationship between cinema, history and history teaching, and a reflection on how cinema has been used as a teaching resource for history teachers. Based on this review, interviews with fellow teachers and students we aimed at developing a pedagogical proposal for using cinema as a means for approaching the subject “Cultural Pluralism” in the context of the “Tranversal Themes”. The pedagogical proposal evokes reflections on the possibilities of using cinema and other sources within an interdisciplinary perspective, giving Cultural Pluralism a space in school curriculum throughout the year, thus removing its character of an elective subject, appearing occasionally as a mere curiosity. Taking into account that Cultural Pluralism is a broad theme, I chose to approach the issue of religious syncretism. By looking at the relationships between cinema and history, this proposal intends to be a contribution for students from basic education, so they can reflect on the shifting character of culture and different religions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinema and Historyen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectCinema e históriapt_BR
dc.subjectHistory teaching methodsen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTransversal Themesen
dc.subjectCultural Pluralismen
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectPluralismo culturalpt_BR
dc.subjectTemas transversaispt_BR
dc.titleCinema e ensino de história : propostas para uma abordagem da pluralidade cultural nas séries finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013409pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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