Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMéndez, Natalia Pietrapt_BR
dc.contributor.authorAzevedo, Paula Tatiane dept_BR
dc.date.accessioned2017-03-31T11:35:54Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156460pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo propor um diálogo entre o ensino de História, os estudos de gênero e a formação continuada de professoras/es a partir da experiência de elaboração e aplicação do curso de extensão Caminhos entrecruzados: o ensino de história, gênero e formação de professoras/es, desenvolvido em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na modalidade semipresencial. O curso foi realizado com professoras/es da rede municipal de ensino da cidade de Canoas/RS com a intenção de contribuir para a formação continuada de professoras/es de História, discutindo fundamentos teórico-metodológicos para refletir os possíveis usos da categoria de gênero no ensino de História. Em termos metodológicos, a pesquisa utilizou algumas ferramentas oriundas de estudos etnográficos, com o olhar voltado ao processo de formação, tendo em vista dois olhares: o da professora/pesquisadora e das/os professoras/es cursistas. Nessa formação, pensou-se o conceito de gênero a partir dos estudos culturais e dos estudos feministas, em uma perspectiva pós-estruturalista, fundamentada principalmente na definição de gênero da historiadora Joan Scott. A finalidade da formação foi desenvolver uma proposta de formação continuada para professores/as de história da rede pública na temática de gênero e história das mulheres. Com a experiência de aplicação da formação, foi possível propor formas de articular gênero e ensino de História com o objetivo de tensionar e superar o modelo vigente de ensino baseado em uma visão tradicional, linear, etnocêntrica e masculina de História.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to propose a dialogue between the teaching of History, the gender studies and the continuing education of teachers from the experience of development and application of the extension course Crisscrossing Paths: teaching History, gender and education of teachers, developed within a virtual learning environment (VLE) in blended mode. The course was held with teachers from municipal schools of Canoas/RS with the intention to contribute to the continuing education of History teachers, discussing theoretical and methodological background to reflect the possible uses of the gender category in History teaching. In terms of methodology, the research used some tools derived from ethnographic studies, focused on the training process, given two looks: from the teacher/researcher and from teachers/students. In this training, the concept of gender was thought from cultural and feminist studies in a post-structuralist perspective, base mainly on the definition of gender from historian Joan Scott. With the experience of training it was possible to propose ways to articulate gender and the teaching of History with the objective to tension and overcome the current model of education based on a traditional, linear, ethnocentric and masculine view of History.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGenderen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectFormação de professores : Históriapt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectContinuing education of teachersen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectMulher : Históriapt_BR
dc.subjectCanoas (RS)pt_BR
dc.titleÉ para falar de gênero sim! : uma experiência de formação continuada para professoras/es de históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001015474pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples