Repositório Digital

A- A A+

Ensino de história, cotidiano e literatura : escravidão e paternalismo em contos de Machado de Assis

.

Ensino de história, cotidiano e literatura : escravidão e paternalismo em contos de Machado de Assis

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ensino de história, cotidiano e literatura : escravidão e paternalismo em contos de Machado de Assis
Autor Carvalho, Raul Costa de
Orientador Schmidt, Benito Bisso
Data 2016
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Assunto Assis, Machado de, 1839-1908
Cotidiano
Ensino de história
Ensino e aprendizagem
Escravidão
Historiografia
Literatura
Paternalismo
Sala de aula
[en] Everyday life
[en] History teaching
[en] Literature
[en] Paternalism
[en] Slavery
Resumo O objetivo deste trabalho é introduzir para os professores e professoras de História algumas das principais discussões em diferentes áreas do conhecimento sobre a vida cotidiana, apresentando esta como uma perspectiva possível e importante para ser utilizada na abordagem de diferentes conteúdos em sala de aula. Para isso, a partir da retomada de algumas reflexões sobre a relação entre História e Literatura, propomos quatro contos de Machado de Assis como recursos para o ensino de dois temas: a escravidão e o paternalismo no período conhecido como Segundo Reinado (1840-1889). Os contos selecionados foram: Virginius: história de um advogado (1864); Mariana (1871); Uns braços (1896) e Pai contra Mãe (1906). O resultado desta proposta pedagógica foi a produção de um material didático, denominado Caderno do Professor, voltado para professores de História do 8º ano do Ensino Fundamental. Neste material, apresentam-se interpretações possíveis dos contos, de acordo com o objetivo de aprendizagem proposto, bem como algumas sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula. As atividades sobre o conto Pai contra Mãe foram aplicadas, e seus resultados analisados ao final desta pesquisa, permitindo algumas reflexões sobre a trajetória percorrida por educadores entre a elaboração dos objetos de aprendizagem até o conhecimento construído com os alunos.
Abstract The objective of this work is introduce to history teachers some of the main discussions in differente areas of knowledge about everyday life, presenting this as a possible and important perspective to be used in different content approach in classroom. For this, we present some reflections about the relationship between History and Literature and propose four Machado de Assis’ stories as resources for the teaching of two themes: slavery and paternalism in the period of the brazilian history known as Segundo Reinado (1840-1889). The stories selected were: Virginius: história de um advogado (1864); Mariana (1871); Uns braços (1896) and Pai contra Mãe (1906). The result of this pedagogical proposal was the production of a didactic material, called Caderno do Professor, to be used by History teacher’s from 8th grade of elementary school. In this material, we present possible interpretations of the stories, according to the objective of the proposed learning, also some suggestions for activities to be developed in the classroom. The activities of the Pai contra Mãe storie were applied, and the results analyzed at the end of this research, allowing some reflections about the trajectory coursed by educators between the development of learnig objects until the knowledge constructed with the students.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/156461
Arquivos Descrição Formato
001013984.pdf (1.991Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.