Repositório Digital

A- A A+

Os efeitos da formalização organizacional e de trabalho no desempenho de equipes comerciais

.

Os efeitos da formalização organizacional e de trabalho no desempenho de equipes comerciais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os efeitos da formalização organizacional e de trabalho no desempenho de equipes comerciais
Autor Sandri, Norton Fabrizio Faria
Orientador Scheffer, Angela Beatriz Busato
Data 2017
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Empoderamento
Trabalho em equipe
[en] Empowerment of teams
[en] Formalization of work
[en] Organizational formalization
Resumo A complexidade da economia mundial, cenário de crise interna e concorrência global, forçaram as organizações a buscarem novos métodos de gestão para superarem seus concorrentes. Este estudo teve como foco a indústria da comunicação, que vem sendo exposta a mudanças radicais nos últimos anos. Reter clientes, buscar novas fontes de receita, manter a relevância frente ao público consumidor que tem a cada dia mais opções de consumo deste produto, busca de profissionais mais preparados, diversidade de gerações. Todos estes desafios têm levado as empresas a implementarem processos de formalizações organizacionais e de trabalho para o enfrentamento destas mudanças e a perpetuação dos negócios. É neste contexto que o objetivo geral desta dissertação foi o de identificar quais os efeitos da formalização organizacional e de trabalho no desempenho das equipes comerciais. Para atingir esse objetivo, o método utilizado foi a pesquisa qualitativa exploratória, além de pesquisa bibliográfica. Foram realizadas entrevistas com 36 gestores de equipes comerciais dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Constatou-se que a formalizaçāo organizacional e de trabalho, desde que estruturada de forma que nāo afete o empoderamento das equipes, produz efeitos benéficos para as empresas.
Abstract The complexity of the world economy, domestic economic crisis and global competition have forced organizations to find new management methods to outperform their competitors. This study focused on the communication industry, which has been exposed to radical changes in recent years. Retain customers, find new sources of revenue, maintain relevance to the consumer audience that has more and more choices of consumption of this product, search for more prepared professionals, diversity of generations. All these challenges have led companies to implement processes of organizational and work formalization to face these changes and the perpetuation of business, are. It is in this context that the general objective of this dissertation was to identify the effects of organizational and work formalization on the performance of commercial teams? To reach this objective, the method used was exploratory qualitative research, in addition to bibliographical research, interviews were conducted with 36 managers of commercial teams from the states of Rio Grande do Sul and Santa Catarina. It was found that organizational formalization and work, provided that well structured, not affecting the empowerment of teams, have beneficial effects for companies.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/156474
Arquivos Descrição Formato
001016669.pdf (809.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.