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Relações e tensões entre a abordagem da dança pela educação física e arte na educação básica

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Relações e tensões entre a abordagem da dança pela educação física e arte na educação básica

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Título Relações e tensões entre a abordagem da dança pela educação física e arte na educação básica
Autor Schroeder, Natalia Silva
Orientador Fraga, Alex Branco
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Arte
Dança
Educação física e treinamento
Ensino fundamental
[en] Art
[en] Dance
[en] Physical education
[en] School
Resumo O lugar da dança na escola cada vez mais vem sendo discutido na literatura e questões como a de quem deve ministrá-la causa muitas discussões entre os envolvidos com a área da Arte e da Educação Física (EF). Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar as relações e tensões existentes entre a Educação Física e a Arte, no que concerne ao conteúdo da dança, nos currículos da Educação Básica. Para que haja uma maior compreensão dos diferentes discursos acerca do tema, foi feita uma análise documental utilizando, principalmente, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Cartas Abertas disponibilizadas em mídias sociais, em forma de manifestações de atuantes e interessados em ambas as áreas na busca do que julgam ser de seu “direito”. O PCN traz como objetivo no componente Arte, o desenvolvimento das artes visuais, a dança, a música e o teatro, enquanto no componente Educação Física, os conteúdos passam a ser organizados em três blocos, um deles sendo o que se relaciona a dança, que é bloco de atividades rítmicas e expressivas. O texto da BNCC, também apresenta o conteúdo da dança tanto no componente curricular de Arte como de Educação Física, mostrando que embora entre as áreas haja algumas aproximações, também há o que as diferencia. Por isto, em cada qual são reservadas especificidades de tratamento, até porque o foco da dança na Arte é trabalhar questões estéticas, técnicas e expressivas, enquanto que na Educação Física (EF) são os aspectos culturais e regionais das danças. A partir destes resultados conclui-se que, a dança, legalmente, pode ser trabalhada pelas duas áreas, sem estar disputando este lugar no ambiente escolar, pelo contrário, lutando para que este conhecimento não seja deixado de lado e que os alunos não sejam privados deste direito.
Abstract The place of dance in school is increasingly being discussed on literature and issues such as who should minister it are causing much discussion among those involved with the area of Art and Physical Education (PE). However, the present work aims to analyze the relations and tensions between Physical Education and Art, as far as the content of the dance is concerned, in the curricula of Basic Education. And for a better understanding of the different discourses on the subject, a documentary analysis has been done and the main documents in question are the National Curricular Parameters (NCP), the National Curricular Joint Base (NCJB) and open Letters available in social media, as a form of demonstrations by those who are active and interested in both areas in the search for what they think their "right" is. While the NPC brings that in the Art component, the objective is to develop the visual arts, dance, music and theater and in the component Physical Education, the contents are organized in three blocks, one of them being related to the dance, which is a block of rhythmic and expressive activities. The text of the NCJB also presents the content of the dance in both the curricular component of Art and Physical Education. Showing that although there are some approximations among the areas, there is also what differentiates them. Therefore, in each case treatment specificities are reserved. Even because the focus of the dance in Art is to work aesthetic, technical and expressive issues, whereas in Physical Education (PE) are the cultural and regional aspects of the dance. From these results, it can be concluded that, legally, dance can be worked on both areas and without the intention of disputing this place in school environment, on the contrary, fighting for more and more dance in this space, for this knowledge not be left aside and that students are not deprived of this right.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/156546
Arquivos Descrição Formato
001017796.pdf (664.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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