Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRego, Nelsonpt_BR
dc.contributor.authorBonacina, Fabrício Ramirespt_BR
dc.date.accessioned2017-04-11T02:22:58Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156592pt_BR
dc.description.abstractPartindo do pressuposto de que uma nova ética socioambiental se faz necessária e da necessidade de uma lógica ecocêntrica, esta pesquisa objetivou através da lei 9795/99 do Plano Nacional de Educação Ambiental propor novas práticas de educação do meio ambiente nas escolas. A proposta desta pesquisa visa a complementação e a integração de práticas sustentáveis como a implantação de pontos de coleta seletiva nas escolas, comercialização dos resíduos sólidos, compostagem dos resíduos orgânicos e a implementação de hortas escolares. As aplicações dos recursos obtidos nestas atividades podem ser convertidas em equipamentos que proporcionem qualidade de vida aos discentes, bem como melhorias na estrutura predial e arquitetônica das escolas visando à ecoeficiência energética. Tal projeto apoia-se na ação prática e na formação de multiplicadores lembrando que a Educação Ambiental é tratada como tema transversal, cabível nas mais diversas disciplinas.pt_BR
dc.description.abstractStarting from the assumption that a new socio-environmental ethics becomes necessary and with an ecocentric logic, this research aimed through the law 9795/99 of the National Environmental Education Plan to propose new practices of environmental education in schools. The purpose of this research is to complement and integrate sustainable practices such as the implementation of selective collection points in schools, commercialization of solid waste, composting of organic waste and the implementation of school gardens. The applications of the resources obtained in these activities can be converted into equipments that provide quality of life to the students, as well as improvements in the buildings of schools aiming at eco-efficiency. This project supports the practical action and training of multipliers remembering that Environmental Education is treated as a transversal theme, applicable in the most diverse disciplines.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvironmental Educationen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEcocentricen
dc.subjectEcocentrismopt_BR
dc.subjectEcoefficiencyen
dc.subjectEcoeficiênciapt_BR
dc.titleProposta de educação ambiental: a educação ambiental integral no ambiente escolar e seus pressupostos éticos e sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001015872pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples