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Rompendo silêncios : alunos com necessidades especiais narram histórias de inclusão

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Rompendo silêncios : alunos com necessidades especiais narram histórias de inclusão

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Título Rompendo silêncios : alunos com necessidades especiais narram histórias de inclusão
Autor Ferraz, Marco Aurélio Freire
Orientador Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Educação especial
Foucault, Michel 1926-1984.
Inclusão escolar
Necessidades educacionais especiais
[fr] Deficience
[fr] Des besoins éducatifs particuliers
[fr] École de l'inclusion
[fr] Foucault, Michel
[fr] L'enseignement spécial
[fr] Les municipalités de l'éducation publique
[fr] Porto Alegre
[fr] Recit
Resumo Esta dissertação de mestrado analisou narrativas de Alunos com Necessidades Educativas Especiais sobre as atuais Políticas de Inclusão com o objetivo de visibilizar os discursos desses alunos. A pesquisa aconteceu em três Escolas Municipais de Porto Alegre, sendo uma Escola Especial e duas Escolas Regulares. Na Escola Especial o grupo foi formado por alunos que já haviam tido alguma experiência em Escola Regular e nas outras duas escolas com alunos que estudam em Turmas de Progressão. O corpus desse estudo é composto pelas anotações em Diário de Bordo, assim chamado devido à analogia que acompanha o trabalho quanto a uma viagem marítima, transcrição de gravações realizadas durante os encontros e desenhos dos alunos. As análises das narrativas dos alunos apontaram para unidades temáticas como: A diferenças está no outro, a Escola Regular como sendo a escola normal, a deficiência como doença e as narrativas sobre a inclusão. São apresentados ainda os desenhos com as representações de Escola Regular e de Escola Especial e os mapas de escolarização de alguns alunos. De uma forma geral o que ficou visível, respeitadas as provisoriedades das afirmações, é que os alunos da Escola Especial apresentam algumas resistências quanto ao Ensino Regular devido a algumas experiências vividas nesse espaço; parecem temer que ocorra novamente o fato de ter poucos amigos, de que a professora não os entenda, de que voltem a ter vergonha do que tem dificuldade para aprender ou da sua forma de se expressar, de ter que voltarem para o fundo da sala ou que ficar muito tempo no pátio. Percebeu-se no contato com as duas Escolas Regulares um investimento para que tais situações não voltem a acontecer. Uma das escolas vem estudando formas de organização do cotidiano para eliminar barreiras organizacionais ou físicas, tentando vencer os estigmas que têm sido depositados nas Turmas de Progressão, como o lugar dos que não aprendem. Com propostas de Docência Compartilhada, de maior aproximação dos alunos regulares dos ciclos com os alunos das Turmas de Progressão. A outra escola vem buscando na Sala de Integração e Recursos um dos dispositivos de promoção desses alunos e proporcionando aos professores espaços de autoria de novas experiências para assumir a regência de uma Turma de Progressão através da apresentação de propostas e projetos de trabalho.
Résumé Cette thèse d'étude approfondie a examiné les récits d'élèves ayant des besoins éducatifs spéciaux sur les politiques d'inclusion dans le but de visibiliser les discours de ces étudiants. La recherche s'est passé à trois écoles municipales de Porto Alegre, avec une école spéciale et deux écoles ordinaires. Dans l'école spéciale dans le groupe a été créé par des étudiants qui avaient déjà une certaine expérience dans l'école ordinaire et les deux autres écoles avec les étudiants qui étudient dans les classes de progrès. Le corpus de cette étude est constitué des notes de Journal d'érable, ainsi nommée pour l'analogie qui vient de travail sur un voyage par mer, la transcription des enregistrements réalisés pendant les réunions et les dessins des élèves. L'analyse des récits des élèves considérées comme unités thématiques: La différence est dans l'autre, l'école régulière que l'école normale, le handicap et la maladie et les textes explicatifs sur l'inclusion. Pourtant, les dessins sont présentés avec des images de l'école ordinaire et extraordinaire et les cartes de scolarité pour certains étudiants. En général ce qui était visible, respecté les provisions des déclarations, est que les étudiants de l'Ecole spécial offre une certaine résistance sur l'enseignement ordinaire en raison de certaines expériences dans ce domaine. Ils semblent craindre de se produire à nouveau le fait d'avoir peu d'amis, que le professeur ne comprend pas, d'avoir de l'honte de ce qui a de la difficulté d'apprentissage ou de sa façon de s'exprimer, a dû rentrer au fond de la salle ou de devoir rester très longtemps dans la cour. J'ai remarqué en contact avec les deux écoles régulières un investissement de sorte que de telles situations ne se reproduisent pas. Une école a été d'étudié les possibilités d'organiser chaque jour à supprimer les obstacles organisationnels ou physique, en essayant de surmonter la stigmatisation qui a été déposé dans la classe de progrès, comme la place de ceux qui n'apprennent pas. Des propositions pour l'enseignement partagé, plus proche de l'ordinaire des étudiants avec les élèves de la classe de progrès. L'autre école est à la recherche à la Salle d'intégration des ressources et un des dispositifs de promotion de ces élèves et les enseignants fournissent des espaces pour les auteurs de nouvelles expériences de prendre la régence d'une classe de progression à travers la présentation de propositions et projets de travail.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/15662
Arquivos Descrição Formato
000687288.pdf (5.082Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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