Repositório Digital

A- A A+

Arte, melancolia e criação : conceitos, interfaces, pedagogias

.

Arte, melancolia e criação : conceitos, interfaces, pedagogias

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Arte, melancolia e criação : conceitos, interfaces, pedagogias
Autor Gonçalves, Betina Frichmann
Orientador Pereira, Marcelo de Andrade
Data 2008
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Assunto Arte
Ensino
Resumo Esta monografia discute uma suposta relação entre melancolia e processo criativo. O Trabalho apresenta o conceito de melancolia em Aristóteles, Benjamin. Apresenta também um histórico da imagem. Discute o processo criativo de estudantes do curso de Graduação de Artes Visuais, no Instituto de Artes da UFRGS, durante as aulas de Desenho da Figura Humana II, no semestre de 2008/1. A monografia apresenta o processo criativo como uma espécie de perda do controle sobre a criação, que não raro se relaciona a um sentimento de vazio. O trabalho descreve o processo de criação a partir de uma seqüência de procedimentos que revelam sofrimento. A produção de dados iniciou na elaboração do plano de aula. As práticas, ao longo do semestre, foram registradas por fotos e diário de bordo pela professora - artista, bem como relatos escritos feitos pelos alunos. Partimos da prática do desenho com modelo vivo, seguida de reflexão oral e posteriormente, escrita. O objetivo desta pesquisa é observar de que modo o artista-estudante se relaciona com o processo criativo e como o sentimento de dor pode ser desmistificado.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/15667
Arquivos Descrição Formato
000687806.pdf (46.25Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.