Repositório Digital

A- A A+

A partilha do sensível : a experiência, o relato e a análise

.

A partilha do sensível : a experiência, o relato e a análise

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A partilha do sensível : a experiência, o relato e a análise
Autor Daccache, Adriana Gonçalves
Orientador Pereira, Marcelo de Andrade
Data 2008
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Assunto Artes visuais
Resumo O trabalho baseia-se na experiência da distribuição gratuita de adesivos com a frase “gentileza gera gentileza” ocorrida durante o segundo semestre de 2008 com alguns tipos de ações simultâneas. Descrevem-se duas ações coletivas e uma individual. As coletivas realizadas por grupos de pessoas que de forma voluntária distribuíram adesivos - foram feitas no campus central da UFRGS, tendo como público principal os discentes, docentes e técnicos administrativos; e no semáforo da avenida Oswaldo Aranha, tendo como foco principal os veículos. A outra ação, ocorrida individualmente partiu de uma situação cotidiana na qual a própria artista entregava os adesivos na cidade de Porto Alegre; nessa ação não se apresentava nenhum lugar, nenhum público específico que a determinasse. Esta pesquisa visa a coletar imagens e depoimentos que consistem em levantamentos fotográficos - tanto das ações coletivas quanto de locais onde foram colados seus adesivos - e o conseqüente relato das pessoas que participaram das ações ou mesmo as que somente os receberam. O trabalho apresenta, ainda, uma análise que desdobra o sentido da palavra gentileza e o modo como as pessoas experienciam o uso dessa palavra, apresentando como referenciais teóricos principais os conceitos de palavra de Philippe Breton e as relações estabelecidas entre público e artista de Antonio Cândido. A monografia reflete acercada importância do uso da palavra “gentileza”, assim como, o desenvolvimento desse tipo de ação, que interrompe o fluxo contínuo do cotidiano. Para tanto, foi criado um blog, lugar no qual se postaram os dados coletados e que serviram como uma espécie de diário de bordo, no qual o processo de construção da pesquisa foi partilhado com o público.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/15672
Arquivos Descrição Formato
000688290.pdf (4.872Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.