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Os movimentos do movimento infância livre de consumismo : problematizando o consumismo e a infância

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Os movimentos do movimento infância livre de consumismo : problematizando o consumismo e a infância

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Título Os movimentos do movimento infância livre de consumismo : problematizando o consumismo e a infância
Autor Mion, Mirian Raquel Buiz
Orientador Hennigen, Ines
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
Assunto Consumismo
Infância
Publicidade infantil
Subjetividade
[en] Advertising child
[en] Childhood
[en] Consumerism
[en] Movement for a Consumerism-Free Childhood
[en] Resolution 163 - CONANDA
[en] Social networks
[en] Unconscionability
Resumo Esta dissertação versa sobre o acompanhamento cartográfico realizado acerca do Movimento Infância Livre de Consumismo (MILC). O MILC é uma iniciativa promovida por mães, pais e cidadãos que lutam quanto aos aspectos do consumo que julgam ser prejudicial: o consumismo promovido pela publicidade dirigida a crianças. Tal movimento atua em prol da regulação da publicidade infantil em solo brasileiro. Este trabalho é constituído por uma introdução que traz o contexto da pesquisa e a trajetória da pesquisadora, acrescido de dois artigos que versam sobre os aspectos importantes sobre o Movimento. O primeiro artigo intitulado de “O uso das redes sociais como espaço de lutas quanto à publicidade infantil” tem como objetivo apresentar e discutir o surgimento e desdobramentos do MILC. O segundo artigo “Problematizando o consumismo na infância a partir do olhar do Movimento Infância Livre de Consumismo" versa sobre a concepção do MILC quanto ao construto consumismo em contraponto com algumas abordagens de outros autores. Ao final, faço uma retomada dos principais pontos discutidos e verso sobre outras possibilidades e desdobramentos.
Abstract This dissertation addresses the cartographic monitoring conducted on the Movement for a Consumerism-Free Childhood (Movimento Infância Livre de Consumismo- MILC). The MILC is an initiative by mothers, fathers and citizens to fight aspects of consumption they see as harmful: consumerism promoted by advertising aimed at children. The movement advocates regulation of children’s advertising in Brazilian territory. This work consists of an introduction that presents the study’s context and the researcher’s work history as well as two articles that address important aspects of the Movement. The first article – The use of social networks such as fighting space as child advertsing – aims to present and discuss the emergence and consequences of the MILC. The second article – Questioning consumerism in childhood from the look of the Movement for a Consumerism-Free Childhood – addresses the MILC’s view on consumerism compared to some approaches by other authors. At the end, I resume the main points discussed and address other possibilities and developments.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/156745
Arquivos Descrição Formato
001017419.pdf (563.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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