Repositório Digital

A- A A+

Iniciação à leitura musical : uma análise documental

.

Iniciação à leitura musical : uma análise documental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Iniciação à leitura musical : uma análise documental
Autor Joaquim, Danielle Chaves
Orientador Del Ben, Luciana Marta
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Licenciatura.
Assunto Iniciação
Leitura musical
Notacao musical
Princípio de ensino
Procedimento de ensino
[en] Initiation to musical reading
[en] Musical reading
[en] Pinciples and procedures of teaching
Resumo Este trabalho teve por objetivo identificar princípios e procedimentos de ensino capazes de orientar a iniciação à leitura musical. A metodologia utilizada foi a análise documental. Foram pesquisados materiais que abordassem o ensino e a aprendizagem da notação musical. A análise desses materiais se deu através de um protocolo de leitura, em que foram analisados: objetivo do texto, considerações teóricas gerais dos autores, procedimentos de ensino da leitura (metodologia), atividades, conteúdos, repertório, público-alvo e formato do documento. Tal análise permitiu a identificação de princípios e procedimentos de ensino e favoreceu a reflexão acerca do tema iniciação à leitura musical, o que também pode contribuir para o trabalho de outros professores iniciantes.
Abstract This undergraduate final paper aimed at to identify principles and procedures of teaching able to guide an initiation to musical reading. The methodology used in this work was the analysis of documents. Materials addressing the teaching and/or learning of musical notation were searched. The analysis of these materials was done through a reading protocol, constituted by the following elements: purpose of the text, general theoretical considerations of the authors, teaching procedures (methodology), activities, content, repertoire, target audience and format of the document. This analysis allowed the identification of principles and teaching procedures and favored a reflection on the theme of initiation to musical reading, which can also contribute to the work of other beginning teachers.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/156746
Arquivos Descrição Formato
001015715.pdf (782.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.