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Deslizar à vontade de uma coisa oara outra

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Deslizar à vontade de uma coisa oara outra

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Título Deslizar à vontade de uma coisa oara outra
Autor Duarte, Mariana
Orientador Rey, Sandra Terezinha
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Bacharelado.
Assunto Autorrepresentação
Fluxo de consciência
Instalação (Arte)
Livro de artista
Narrativa visual
[en] Installation
[en] Irtist's book
[en] Self-representation
[en] Stream of consciousness
[en] Visual narratives
Resumo Este trabalho trata da pesquisa do meu processo artístico através da estruturação do fluxo de consciência como método de criação. O fluxo de consciência pode ser conceituado como a consciência em movimento, ou seja, um fluxo de pensamentos encadeados. Virginia Woolf, em suas histórias, lança mão do fluxo de consciência como técnica literária para criar seus personagens, aproximando assim o leitor de suas características psíquicas. Partindo da seleção de três contos da fase mais experimental de Woolf, A Haunted House (Casa Assombrada), Monday or Tuesday (Segunda ou Terça) e The String Quartet (O Quarteto de Cordas), lanço mão do meu fluxo de consciência e o anoto em um diário de bordo para então criar imagens fotográficas. Essas imagens e os contos compõem o livro de artista Deslizar à vontade de uma coisa para outra. De forma instintiva, o trabalho teve seu seguimento, desdobrando-se na instalação Através do espelho e, posteriormente, na sequência de trabalhos: vídeo do processo de criação de desenho, o desenho propriamente dito e a pintura digital com base nesse desenho. Então, discuto a criação das imagens, a fotografia e as interações do espectador com os trabalhos, seja através da relação texto-imagem em livro de artista ou através do seu envolvimento no trabalho de instalação. Além disso, esta pesquisa aborda a questão do processo de criação como parte do trabalho e o fato deste permanecer em aberto, no qual um trabalho desencadeia outros sendo um processo infinito, autobiográfico e de autorrepresentação.
Abstract This work addresses my artistic process research through the structuring of the stream of consciousness as a creative method. The stream of consciousness may be conceptualized as moving consciousness, in other words, a stream of chained thoughts. Virginia Woolf, when was creating her stories, applied the stream of consciousness as literary technique to build up her characters, thereby Woolf could be able to bring the reader closer to their psychological features. Choosing three short stories of the Woolf‟s most experimental phase – Haunted House, Monday or Tuesday and The String Quartet – I take up my stream of consciousness and write it down in a journal, thus I create photographic images based on these notes. These images and short stories compose the artist's book Deslizar à vontade de uma coisa para outra. Instinctively, the work had its follow-up, unfolding into the installation Através do espelho and afterwards in a sequence of works: the video showing a drawing‟s creation process, the drawing itself and the digital painting based on this drawing. Moreover, I discuss the creation of images, photography and possible interactions of the viewer with the art works, whether through text-image relation in the artist's book or through their involvement in the installation work. In addition, this research deals with the issue of the creative process being an important part of the work and the fact that it remains open, in which a work unleashes others, setting up an infinite, autobiographical and self-representation process.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/156765
Arquivos Descrição Formato
001015808.pdf (5.735Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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