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João do Couto e Silva um entalhador português na Porto Alegre do século XIX

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João do Couto e Silva um entalhador português na Porto Alegre do século XIX

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Título João do Couto e Silva um entalhador português na Porto Alegre do século XIX
Autor Inda, Sofia Reginato
Orientador Ramos, Paula Viviane
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de História da Arte: Bacharelado.
Assunto Arte : Brasil
Arte : Porto Alegre (RS)
Arte : Portugal
Arte : Século XIX
Arte sacra
Assinatura (Arte)
Couto e Silva, João do, 1826–1883
História da arte : Rio Grande do Sul
[en] Luzo-brazilian art
[en] Sacred art
[en] Signature
Resumo Este trabalho investiga a obra e a trajetória do entalhador e mestre de obras João do Couto e Silva (1826–1883). De origem portuguesa, chegou à Província de São Pedro na década de 1840 e foi responsável pela talha de duas das igrejas mais antigas de Porto Alegre: Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora da Conceição, ambas do século XIX. Além de se destacar pelos ornatos, florões, portas e tribunas esculpidas, João do Couto e Silva deixou seu nome sob o piso do coro das duas igrejas, atestando, com isso, não apenas o orgulho de tal realização, como uma nova condição de artista no ambiente local e, com ela, a concepção de autoria, marcada por essa assinatura. A pesquisa apresenta o percurso deste entalhador e membro da Irmandade Nossa Senhora da Conceição. Por meio de documentos localizados em vários acervos públicos e da observação de sua obra, esta investigação reconstitui parte da trajetória do artista, colaborando para a compreensão da história da arte no Rio Grande do Sul no século XIX, tomando como escopo, em especial, a arte sacra.
Abstract This paper investigates the work of the woodcarver and master builder João do Couto e Silva (1826 – 1883). Born in Portugal, he came to the Provincia de São Pedro in the late 1840s and was responsible for the “talha” (woodcarving) existent in two of the oldest churches in Porto Alegre: Nossa Senhora das Dores and Nossa Senhora da Conceição, both of them built in the Nineteenth Century. In addition to the doors, ceiling medallions and tribunes that he carved, João do Couto e Silva engraved his own name under the chorus at both churches, that which evidences a sense of pride and also, a new condition for the local artist, thus, his signature acts as an indication of his authorship. The research presents the trajectory of this woodcarver, a member of Nossa Senhora da Conceição fellowship. By the meanings of testimonials and documents found at the city’s historical archives, this investigation tries to reconstitute part of his life, aiming towards collaborating to expand Brazilian nineteenth century arts history studies, especially regarding sacred art.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/156770
Arquivos Descrição Formato
001015798.pdf (13.07Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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