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Práticas de reconhecimento e recompensa no processo de inovação : estudo de caso em empresa do setor elétrico

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Práticas de reconhecimento e recompensa no processo de inovação : estudo de caso em empresa do setor elétrico

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Título Práticas de reconhecimento e recompensa no processo de inovação : estudo de caso em empresa do setor elétrico
Autor Lederman, Mauricio
Orientador Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz
Data 2016
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Gestão de pessoas
Inovação
Setor elétrico
[en] Innovation
[en] Personnel management
[en] Recognition
[en] Reward
Resumo A cultura da Inovação é algo almejado pelas organizações para a melhoria de desempenho e de sua vantagem competitiva. Num ambiente de regulação, onde a inovação é tema obrigatório, caso do setor elétrico por exemplo, passa a ser fundamental o tratamento diferenciado a este processo. No entanto, a inovação deve ser estruturada de forma que as práticas de gestão de pessoas permitam que se crie um ambiente de desenvolvimento organizacional, pois ele é um pilar importante na construção de uma cultura de inovação. A integração entre estes dois processos, portanto, torna-se fundamental e, nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral de Propor a integração dos processos de gestão de pessoas e inovação no Grupo CEEE e, para isso, tratou-se como objetivos específicos em dois artigos, sendo: (i) propor diretrizes para a gestão da inovação do Grupo CEEE a partir da análise das práticas de gestão de pessoas; e (ii) estruturar um programa de reconhecimento e recompensas visando o incentivar o processo de inovação Trata-se de dois estudos de caso, de natureza aplicada qualitativa exploratória, no intuito de levantar o máximo de informações acerca dos temas, tendo como principal contribuição preencher uma lacuna identificada na gestão da inovação da empresa em estudo, mas servindo também como exemplo para as demais empresas do setor de energia. Como resultados deste trabalho, foi possível propor alternativas nos processos de gestão de pessoas visando o desenvolvimento de uma cultura de inovação, além de também, propor uma metodologia visando o reconhecimento e a recompensa no processo de inovação, pilar importante do processo de gestão de pessoas para desenvolver uma cultura de inovação. Uma vez implementada estas propostas, será possível perceber a integração destes dois processos, permitindo a empresa obter ganhos em todas as dimensões da inovação, atendendo ao proposto no objetivo geral.
Abstract The culture of innovation is something pursued by organizations to improve performance and competitive advantage. In an environment regulated, where innovation is required subject, in the case of the electricity sector for example, it becomes fundamental differential treatment in this process. However, innovation must be structured so that personnel management practices allow you to create an organizational development environment because it is an important pillar in building a culture of innovation. The integration between these two processes, so it is essential and in this sense, this work has as main objective to propose the integration between the personnel management processes and innovation in CEEE Group and, therefore, treated as specific goals in two articles, namely: (i) personnel management practices in the Innovation Process; and (ii) Recognition and reward the Innovation Process. These are two case studies, exploratory qualitative applied nature, in order to get as much information about the themes with the main contribution to fill a gap identified in the company's innovation management study, but also serving as an example to other companies in the energy sector. As a result of this work, it was possible to propose alternatives in the personnel management process aiming the development of a culture of innovation, and also propose a methodology aiming to recognize and reward the innovation process, important pillar of personnel management process to develop a culture of innovation, Once implemented these proposals, it will be possible to realize the integration of these two processes, enabling the company to obtain gains in all dimensions of innovation, given to the overall objective.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/156788
Arquivos Descrição Formato
001018148.pdf (1.548Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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