Repositório Digital

A- A A+

Texto sincrético no ensino da arte : material educativo da fundação Iberê Camargo

.

Texto sincrético no ensino da arte : material educativo da fundação Iberê Camargo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Texto sincrético no ensino da arte : material educativo da fundação Iberê Camargo
Autor Haeser, Estêvão da Fontoura
Orientador Pillar, Analice Dutra
Data 2008
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Assunto Arte
Ensino
Resumo Nesta monografia analisa-se o material educativo criado recentemente pela Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre (RS), por ocasião da abertura de sua nova sede e da entrada do artista, professor, teórico e historiador da arte latino-americana Luis Camnitzer como curador pedagógico da instituição. Para tal utilizam-se alguns pressupostos da semiótica discursiva (Greimas, Floch, Landowski, Oliveira, Teixeira) como ponto de partida para uma reflexão que visa identificar em tal material os diferentes elementos responsáveis pela geração de efeitos de sentido. Após o primeiro capítulo, sobre as motivações para a presente pesquisa, é traçado um breve histórico das ações e dos materiais educativos desenvolvidos por museus e instituições de arte no Brasil. No terceiro capítulo, são abordados a Fundação Iberê Camargo e Luis Camnitzer, contextualizando o desenvolvimento do material analisado. No quarto capítulo são apresentados os referenciais teóricos sobre os quais está baseado este trabalho. No capítulo seguinte, descreve-se e analisa-se o material, levantando-se questões sobre a produção de sentido, à luz da semiótica greimasiana. E finalmente, no sexto capítulo, são apresentadas as considerações finais sobre o resultado da análise do material educativo da Fundação Iberê Camargo, as quais apontam para o uso do texto sincrético de forma coerente com os objetivos iniciais, onde os elementos do plano da expressão reforçam o discurso presente no plano do conteúdo; bem como sobre aspectos relevantes e contribuições que a pesquisa pode trazer para a educação, principalmente para o ensino de arte.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/15679
Arquivos Descrição Formato
000688472.pdf (1.086Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.