Repositório Digital

A- A A+

Alimentos infantis elaborados com ingredientes orgânicos e convencionais

.

Alimentos infantis elaborados com ingredientes orgânicos e convencionais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Alimentos infantis elaborados com ingredientes orgânicos e convencionais
Autor Beal, Simone Rodrigues
Orientador Rios, Alessandro de Oliveira
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Curso de Engenharia de Alimentos.
Assunto Alimentação infantil
Alimento orgânico
Resumo A indústria tem fornecido para alimentação infantil produtos prontos para o consumo com ingredientes convencionais sem a inclusão de aditivos químicos, como aqueles produzidos exclusivamente com alimentos orgânicos. A alimentação e os hábitos influenciam diretamente na qualidade de vida durante as primeiras fases de vida da criança e uma boa alimentação na infância necessita de incentivo para alcançar toda a população sem distinção de classe. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão de literatura para estabelecer uma comparação entre os alimentos infantis produzidos com ingredientes convencionais e orgânicos, com destaque para a avaliação da disponibilidade de compostos bioativos, fator que pode interferir na saúde das crianças. Também foram levantados os trabalhos que relatam a quantidade de resíduos de pesticidas existentes nas papinhas industrializadas para comparação entre as papinhas orgânicas e convencionais. De acordo com as pesquisas encontradas na literatura consultada, verifica-se que existem diferenças quanto à qualidade nutritiva entre os alimentos infantis produzidos com ingredientes orgânicos ou convencionais. Os alimentos orgânicos possuem menores níveis de resíduos de pesticidas ou, simplesmente, não os contêm. Contudo, não se deve assumir de forma definitiva, a superioridade do alimento produzido organicamente, quanto à qualidade nutritiva e aos benefícios do seu consumo para a saúde do consumidor, porque os estudos realizados não concluem a superioridade da cultura orgânica.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/156797
Arquivos Descrição Formato
001012566.pdf (999.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.