Repositório Digital

A- A A+

Escolinhas de arte : perspectivas para a livre expressão

.

Escolinhas de arte : perspectivas para a livre expressão

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Escolinhas de arte : perspectivas para a livre expressão
Autor Ramos, Mariana Azambuja
Orientador Zordan, Paola
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Assunto Arte
Ensino
Resumo Baseando-se em entrevistas com pais, alunos, ex-alunos, professores e demais profissionais do Centro de Desenvolvimento da Expressão de Porto Alegre (CDE-Poa) e da Escolinha de Arte da Associação Cultural dos Ex-Alunos do Instituto de Artes / UFRGS (Escolinha de Arte/UFRGS), bem como em revisita ao histórico das duas instituições, a presente pesquisa busca entender de que maneira estas duas Escolinhas de Arte se sustentam após mais de quatro décadas de trabalho. A presente pesquisa procura o que está no cerne do trabalho destas instituições, que desde a década de 60 trabalham baseadas no ideal de que todo indivíduo é um ser criador, proposto por Augusto Rodrigues, com a Escolinha de Arte do Brasil no Rio de Janeiro, a primeira Escolinha de Arte criada no Brasil. Aborda-se ainda, a relação entre processo e produto de criação individual e suas implicações na relação professor-aluno. Pretende-se esclarecer as suposições do fechamento dessas entidades, bem como o processo criador vivido intensamente pelas crianças, adolescentes e adultos no cotidiano das Escolinhas de Arte.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/15680
Arquivos Descrição Formato
000688476.pdf (1.019Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.