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De onde viemos e para onde vamos? : a identidade afro-brasileira nas danças da cultura hip hop

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De onde viemos e para onde vamos? : a identidade afro-brasileira nas danças da cultura hip hop

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Título De onde viemos e para onde vamos? : a identidade afro-brasileira nas danças da cultura hip hop
Autor Silva, Adrielle Aurelina Paulina da
Orientador Dantas, Monica Fagundes
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Dança: Licenciatura.
Assunto Dança de rua
Hip hop
[en] Afro-Brazilian identity
[en] Hip hop culture
[en] Identity
[en] Urban dance
Resumo Atualmente o Hip Hop e, em consequência, as danças urbanas, são considerados uma das mais importantes expressões culturais da juventude internacional (MARTINS,2010). Com toda essa popularização, disseminação e mercantilização, talvez tenha havido um enfraquecimento de suas origens. A partir desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar e apontar se há e como é feito o trabalho de conscientização e conhecimento da origem e ideologias da cultura Hip Hop como identidade afro-brasileira, em grupos independentes de danças urbanas em duas cidades do estado do Rio Grande do Sul, Canoas e Porto Alegre. Com esta pesquisa, temos a intenção de reforçar os estudos sobre esta modalidade de dança, sua metodologia e ideologia. Metodologicamente, esta pesquisa é qualitativa e descritiva, sendo realizadas entrevistas semiestruturadas do tipo grupo focal, com bailarinos dos grupos de danças urbanas Game Over – Canoas e o grupo My House – Porto Alegre. As entrevistas obtidas foram submetidas a análise, que resultou em uma divisão em categorias para melhor compreensão e interpretação das informações: as Influências, Incentivo para dançar, Definição de danças urbanas, Como aprenderam a dançar, Percepção da Cultura Hip Hop, Percepção da identidade Afro-brasileira. Como principais conclusões, podemos apontar que há diferenças entre os modos com os quais a Cultura Hip Hop como identidade afro-brasileira é apreendida pelos dois grupos em seus discursos. No entanto, em em suas práticas e organização grupal, há uma vivência, talvez de forma não plenamente consciente, de alguns aspectos ideológicos da Cultura Hip Hop.
Abstract Currently the Hip Hop and, consequently, urban dances, are considered one of the most important international youth cultural expressions (MARTINS,2010). With all this popularization, dissemination and commodification, there may have been a weakening of its origins. From this context, this research has the main goal to investigate and to point out if there is work of awareness and knowledge of the origin and ideologies of the Hip Hop culture as Afro-Brazilian identity in the independent groups of urban dances in two cities of the State of Rio Grande do Sul, Canoas and Porto Alegre and how it’s done. With this research we intend to reinforce the studies about this modality of dance, its methodology and ideology. Methodologically this research is qualitative and descriptive, being performed semistructured with focus group interviews with urban dance groups as Game Over – Canoas and the group My house – POA. The interviews were submitted to analysis which resulted in a division of categories for better understanding and interpretation of the information: influences, incentive to dance, definition of urban dances, how they learned to dance, perception of Hip Hop culture and perception of Afro-Brazilian identity. As main conclusions we can point out that there is not a complete awareness and knowledge of the Hip Hop Culture as an Afro-Brazilian identity by one of the groups in their speeches, but in their group practices and organization there is an experience, perhaps unconscious the ideology of Hip Hop Culture.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/156821
Arquivos Descrição Formato
001016813.pdf (857.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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